O caminho do líder… Qual seu destino? Você sabe para onde vai?

0
37

Make your income grow

“Líder nao é o cara que tem todas as idéias,

mas aquele que estabelece um ambiente favorável

para que muitas idéias possam surgir”.

Em um universo de negócios cada vez mais concorrido, competitivo sobre o ponto de vista de que seus planos, idéias e ideais seja percebido por um público e que desperte a vontade e o desejo de consumir suas propostas ou produtos, alguns pontos são fundamentais para que nossas estratégias alcancem o ideal sonhado.

Planejamento, isso mesmo, parece repetitivo, mas não cabe outra palavra por menor que seja seu interesse em fazer algo, empreender suas idéias ou produtos e ter então um claro caminho de como alcançar o êxito.

Imagine uma viagem, mesmo de curta distância você verifica a melhor maneira para chegar ao lugar desejado, organiza sua vida e rotina, deixa o cachorro com alguém responsável, verifica se os pneus do carro estão em condições para a distância pretendida, faz a revisão do veículo e se preciso for, estabelece uma reserva financeira e ainda organiza um roteiro sobre por onde é melhor mais fácil e mais rápido para se chegar ao local que você também já sabe por quanto tempo pode ficar de acordo com sua necessidade e condições.

E por que comumente não vemos muitos de nós empreendedores fazer exatamente isso quando temos a intenção de montar uma empresa, abrir um “negocinho”, fabricar ou revender um produto, serviços ou uma idéia?

Muitos de nós agimos por convicção, por instinto na certeza de que nossa boa vontade, nossa boa intenção e algum talento já é o suficiente “para vencer na vida”, mas o que de fato precisamos sim é buscar informação, muito estudo sobre o que queremos idealizar e somente com conhecimento do determinado assunto podemos começar o planejamento.

Dentro do planejamento obviamente uma conta matemática é obrigação, saber o ponto de equilíbrio do negócio, qual será sua despesa fixa mensal e de que ponto começa o lucro do empreendimento. Ninguém monta uma empresa para não ganhar dinheiro, então é importante fazer essa conta.

É verdade que existem muitas histórias de sucesso sobre persistência e acaso, não podemos negar, e também não podemos somente esperar por isso, mas se hoje temos um nível competidor mais abrangente, exigente e observador onde quase todas as pessoas tem acesso a informação através da internet, podemos afirmar que é mais certo investir nosso tempo em estudo e informação que geram conhecimento do que arriscar-se na nossa autoconfiança apenas.

Insistentemente tenho repetido isso em algumas análises que faço sobre quem quer ser um vencedor, e a resposta é que não é somente na escola, na academia e nos meios formais que se busca estudar para aprimorarmos nossa visão e entendimento de mundo. Formação na academia é e sempre será o melhor conselho mas todo esse vasto universo de abrir horizontes com informação também pode ser de modo informal, autodidata. Como já disse, na rede mundial de conexão, nos livros, na abertura de conversação. Diálogo sempre.

Outro ponto ainda é sermos bons cidadãos, boa pessoa, ser gentil, educado, prestativo e disponível à sociedade para criar uma rede de influência em torno do seu convívio. Honestidade é uma obrigação dentre tantos adjetivos que nem entrou nessa conversa, mas sermos atraente no sentido de gerar bons frutos em todas as nossas ações pode ser um diferencial importante em nossos planos. Seja você o motorista da sua viagem da vida. Escolha o melhor lugar, planejar com sabedoria e siga, você chegará a lugares incríveis e como diz o cantor e compositor argentino Fito Paes em uma de suas canções: O importante não é só chegar, o importante é também o caminho. Qual seu destino? Você sabe para onde vai?

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui