terça-feira , 18 setembro 2018
Capa / /
18/09/2018
O centro da atenção mato-grossense

caceres paraguai

Cáceres é um daqueles municípios que podemos desbravar por cada canto da sua região e colecionar momentos incríveis. Localizado a 215 quilômetros da capital mato-grossense, o município reúne inúmeros roteiros turísticos entre suas ruas e avenidas. Além de ser um ótimo lugar para passeios ao ar livre pela região do Pantanal.

Dos 141 municípios em todo o estado, esse reconhecimento é fruto de um trabalho estratégico envolvendo todos os setores do município desde o pequeno ao grande empresário, às entidades privadas e públicas, atraindo cada vez mais turistas de outros estados brasileiros e estrangeiros e fortalecendo a economia regional, fazendo desenvolver novos empregos formais e informais.

Costuma-se dizer que o brasileiro é um povo acolhedor por conta da diversidade populacional de nossa nação e em Cáceres não seria diferente. Hospitalidade é a palavra que define os 91.271 habitantes (dados do IBGE em 2017) do município. Gostaria de relembrar algumas peculiaridades que gosto muito em Cáceres.

Por ser uma cidade fundada no século XVIII, Cáceres possui inúmeros prédios e elementos arquitetônicos e que teve parte do perímetro no centro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2010. E foram ainda tombadas fazendas, usinas, e sítios arqueológicos.

O município ainda carrega o título de “Princesinha do Rio Paraguai”, com belezas naturais e culturais ímpares. E ainda possui a maior extensão do Pantanal e os três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. Cáceres está situada dentro da Amazônia Legal, que compreende, além de todo o estado de Mato Grosso, mais oito estados brasileiros.

A cidade se destaca no turismo histórico e esportivo, sendo sede do Festival Internacional de Pesca (FIP), registrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais. O festival é realizado todo ano às margens do Rio Paraguai e atrai milhares de turistas.

É grande a quantidade de rios cortando o território cacerense, favorecendo, assim a existência de uma rica biodiversidade. Além do Paraguai, passam pela cidade o Sepotuba, Jauru e Cabaçal. Na região é grande a fartura de peixes como, pintado, dourado, pacu e outros. O lugar oferece ambiente propício para a observação de pássaros por possuir milhares de espécies de aves.

Cláudio Cordeiro – Publicitário, Advogado, Consultor Politico ABCOP, Membro ALAP, Diretor da FENAPRO e da Agência Gonçalves Cordeiro Comunicação Multiplataforma

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade