segunda-feira , 18 dezembro 2017
Capa / /
18/12/2017
Inscrições para teste de aptidão em Libras estão abertas
As provas serão realizadas no CAS
Por: Eliana Bess | Seduc-MT

liabras

A finalidade é certificar a aptidão na tradução

e interpretação de Libras-Língua Portuguesa

 (Intérprete Educacional) 

e no ensino de Língua Brasileira de Sinais

O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS), está com as inscrições abertas para o Atesto 2016/2, cuja finalidade é certificar a aptidão na tradução e interpretação de Libras-Língua Portuguesa (intérprete educacional) e no ensino de Língua Brasileira de Sinais (instrutor). As inscrições estarão abertas dos dias 05 a 08 de julho. O resultado final será divulgado no dia 05 de agosto.

De acordo com a diretora do Casies, Valdite Aparecida Heinzen, a oportunidade se estende aos candidatos com idade igual ou acima de 18 anos, que possuem certificações de cursos de Libras, tendo conteúdos na estrutura gramatical, com carga horária mínima de 200h. “Para a prova de aptidão na tradução e interpretação da Libras-Língua Portuguesa, poderão se inscrever somente pessoas ouvintes. Nesse caso será necessário assinar a declaração de ouvinte”, explica.

Ela destaca ainda que para a aptidão no Ensino da Libras, podem se inscrever somente pessoas surdas, sendo necessário assinar a declaração de surdo.

A inscrição do Atesto 2016/2 será realizada pelo endereço eletrônico www.seduc.mt.gov.br, no link do PSS. Mas para efeito de validação, será necessário confirmá-la no Casies, situado na Rua dos Crisântemos, Nº 16, bairro Jardim Cuiabá, em Cuiabá, conforme datas definidas no cronograma de execução, sendo: dias 13 e 14 de julho a validação dos candidatos de Cuiabá e Várzea Grande e 19 e 20 do mesmo mês, os candidatos residentes em outros municípios.

No primeiro Atesto realizado este ano, foram 64 inscritos dos quais 15 foram aprovados recebendo a certificação. A previsão é de seja realizado mais um Atesto no final de 2016, totalizando três oportunidades no ano.

Provas

As provas serão realizadas no CAS (mesmo endereço do Casies) em duas etapas: no dia 21.07, às 08h, a prova objetiva com duração máxima de 02h30 e no dia 22.07 a prática.

O local da realização da prova estará aberto a partir das 07h15 e será fechado às 8h. O participante que chegar após este horário não poderá realizar a prova e estará excluído da segunda etapa.

O edital também define alguns requisitos que podem eliminar o candidato. Entre eles, se for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução da prova.

A prova objetiva será a mesma para tanto para intérprete como para instrutor, sendo constituída de 15 questões formuladas na Língua Brasileira de Sinais. Será necessário o acerto de 11 ou mais questões para ser aprovado para a segunda etapa do processo.

A prova prática será realizada individualmente (dez minutos para cada pessoa) e filmada conforme programa do edital. E o contato com o texto em Libras será apenas no momento que estiver em sala e será projetada duas vezes.

O resultado final sairá no início de agosto (05) e os certificados estarão disponíveis aos aprovados a partir do dia 10/08 no CAS/MT.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade