segunda-feira , 18 dezembro 2017
Capa / /
18/12/2017
SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

Deputado Wancley lança

guia digital que ensina

práticas sustentáveis

Material pode ser baixado gratuitamente no site www.wancley.com.br;

novos e-books serão lançados em breve

DEPUTADO DE OLHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DEPUTADO DE OLHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUARDO CARDOSO/Assessoria de Gabinete

Ser sustentável no dia a dia e preservar os recursos naturais do meio ambiente. Esses são os temas centrais do e-book “O Guia da Sustentabilidade”, livro digital lançado pelo deputado Wancley Carvalho (PV) neste mês. O material é disponibilizado gratuitamente no site do parlamentar.

A necessidade de elaborar um material sobre a preservação do meio ambiente é iniciativa do próprio deputado, que é filiado ao Partido Verde desde 2003 e sempre se preocupou com o assunto. “Preservar o planeta é um trabalho diário e individual. É preciso que cada um faça sua parte, desde uma grande empresa até a dona de casa”, afirmou Wancley.

O material é online, mas também pode ser impresso e utilizado de várias maneiras. “O conteúdo é dividido em quatro partes e traz dicas práticas que podem ser incorporadas no dia a dia para transformar a rotina em um hábito sustentável. As 25 páginas do material propõem a adoção de medidas simples, que podem salvar nosso meio ambiente. Nelas, abordo muitos comportamentos comuns que agridem nossa vida e a natureza, mas que podem ser feitos de forma diferente. “, afirmou Wancley.

O e-book já foi baixado por diversas pessoas no site do deputado. Muitas delas, inclusive, elogiaram a iniciativa e partilharam como estão utilizando as dicas aprendidas. Em um dos casos, uma professora afirmou que utiliza o material em sala de aula com os alunos.

Produzir o próprio material de limpeza, que além de eficaz e econômico, é uma das primeiras dicas do e-book. O texto simples e objetivo, associado ao uso de infográficos e curiosidades, também orienta o leitor para a economia de água e energia, reutilização de embalagens e reciclagem de lixo

No primeiro semestre, o deputado Wancley apresentou proposições que reafirmam e colocam em discussão a preservação do meio ambiente, e ainda incentivam a sustentabilidade.

O projeto de lei que pede a inclusão na grade curricular do ensino fundamental e médio, a matéria específica sobre o uso racional da água, por exemplo, está em análise na Casa de Leis. Além disso, a Mesa Diretora analisa a viabilidade do uso de energia solar na Assembleia Legislativa e a substituição das torneiras manuais por automáticas, medidas que vão gerar economia de água e energia e, consequentemente, redução dos gastos públicos.

Repet – Formado em Geografia, o parlamentar desenvolve um projeto que reutiliza garrafas pets vazias para transformá-las em móveis para casas, escritórios e escolas. Os trabalhos são realizados por meio do Projeto Repet, que recolhe as embalagens de refrigerantes, por exemplo, e dão nova utilidade para o que antes era lixo. O trabalho está a todo vapor e é desenvolvido pela equipe do gabinete do interior, em Pontes e Lacerda. A mobília reciclada é utilizada no ambiente de trabalho no município.

E-books –  O Guia de Sustentabilidade é o segundo e-book lançado pelo deputado Wancley. Em outubro, o parlamentar disponibilizou o Guia do Enem, em preparação ao exame nacional que foi realizado no mês de outubro. O material também serviu de subsídio aos participantes do Programa de Estudos para Enem e Concursos (PEEC), simulado idealizado por Wancley e aplicado na região oeste.

De acordo com o parlamentar, novas publicações serão lançadas em breve. “Os e-books são alternativas excelentes para o aprendizados; seja por tablets, smartphones, computadores ou até impressos, sempre é possível ter nas mãos informações valiosas dos mais diversos assuntos. Precisamos usar a tecnologia a serviço do aprendizado e em favor do meio ambiente, já que conteúdos online são sustentáveis”, pontuou Wancley.

Até o final novembro será lançado o Guia das Práticas Integrativas em Saúde, que vai abordar sobre os tratamentos complementares com a medicina convencional, como yoga, acupuntura, homeopatia, massoterapia, entre outros.

 

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade