sexta-feira , 19 janeiro 2018
Capa / /
19/01/2018
JOGOS ESCOLARES: Cáceres sedia a última etapa regional da competição
Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso
Por: Marcio Camilo

A expectativa é que 5.500 pessoas

prestigiem o evento na cidade

vivencia judo1 (640x496)

Mais de 700 estudantes/atletas participam da décima e última etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. A competição começa nesta sexta-feira (17), no município de Cáceres. A expectativa é que 5.500 pessoas prestigiem o evento, durante os cinco dias de jogos na cidade.

 

Participam dessa etapa 12 dos 14 municípios da região Sudoeste do estado. As cidades são representadas por 27 escolas estaduais, municipais e particulares, o que dá um total de 47 equipes nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol. Competem estudantes com idades entre 12 e 17 anos.

 

A cerimônia de abertura do evento ocorre nesta sexta, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo Didi Profeta. A programação de abertura irá contar com o desfile das delegações de estudantes que vão participar dos jogos, além de diversas apresentações culturais e de modalidades paralímpicas, por conta do projeto Esportes Sem Limites.

 

Ainda na sexta, antes da abertura dos jogos, haverá um congresso técnico, a partir das 15h, com as delegações participantes da competição. Na reunião será discutido o regulamento dos jogos, bem como o sorteio do chaveamento das equipes escolares.

 

Cáceres fecha o ciclo das 10 etapas regionais dos jogos escolares. Essa fase classifica equipes para a etapa estadual da competição, que será divida em três momentos, sendo realizada nas cidades de Araputanga (individuais), Campo Verde (coletivas) e Água Boa (coletivas).  Em seguida os jogos seguem para fase nacional na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.

 

Os Jogos Escolares (etapas regionais e estaduais) são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU) e municípios sedes da competição.

Curso e vivência Paralímpica

 

Dentro da programação dos jogos também vão ocorrer o curso e a vivência em modalidade paralímpica.

O curso terá como público alvo os professores de Educação Física de Mato Grosso, que se inscreveram para essa capacitação. 

O curso será de tênis de mesa (adaptado) e vai ser ministrado por um professor designado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

O objetivo de capacitar os professores é para que eles desenvolvam o paradesporto, nas escolas, com adolescentes que tenham algum tipo de deficiência. Já a vivência será feita com os estudantes (não deficientes) que irão participar dos Jogos Escolares da Juventude em Cáceres. Eles vão praticar um esporte paralímpico para se sentir na pele de uma pessoa com deficiência. A ideia é que os adolescentes passem a valorizar e a respeitar mais esse público.

Objetivo dessas ações é criar uma cultura de prática e incentivo ao paradesporto em Mato Grosso, já que a intenção do governo é sediar, em 2018, as Paralimpíadas Escolares Nacional.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade