terça-feira , 18 setembro 2018
Capa / /
18/09/2018
Reitoria da Unemat
PEC 2
Por: Assessoria

unemat

Nota de esclarecimento

A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso foi surpreendida com o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do suplente de deputado, Ademir Brunetto (PSB), que propõe revogar o Artigo Nº 246 da Constituição do Estado de Mato Grosso, aprovado pela Emenda Constitucional (EC) Nº 66 na Assembleia Legislativa em 2013.

De acordo com o deputado, tal ação justifica-se pela não instalação de um curso de Medicina Veterinária no Câmpus Universitário de Alta Floresta e pela recusa de diálogo por parte da reitoria.

A reitoria reafirma o respeito pelo parlamento estadual e lembra que os compromissos firmados em 2013 se desdobraram na encampação dos Câmpus Universitários de Diamantino e Nova Mutum, e na criação de novos cursos, entre eles o de Medicina, em Cáceres, e o de Direito, no Câmpus de Alta Floresta.

Ressalta-se que a missão de interiorização da Unemat se consolida ao longo dos anos , tanto que hoje atende mais de 23 mil alunos presentes em 43 municípios através de 13 Câmpus Regionalizados, 24 Polos de Ensino a Distância e 17 Núcleos Pedagógicos com o Programa de Modalidades Diferenciadas, dentre outras ações em municípios descentralizados do Estado.

Diante das circunstâncias, o governador Pedro Taques convocou uma reunião com a reitoria na segunda-feira (20) juntamente com o referido deputado, momento em que solicitou um estudo para levantamento de custos do curso solicitado pelo parlamentar. 

Neste sentido, a reitoria constituirá uma comissão de trabalho com a presença dos três segmentos (professores, alunos e profissionais técnicos) e o apresentará às instâncias competentes da Universidade e ao Governo do Estado.

Segundo a reitora, Ana Di Renzo, a Unemat nunca recusou diálogo junto a parlamentares, autoridades do governo e dos municípios, e dos cidadãos de modo geral, e se posiciona em prol da autonomia. “Nós não admitiremos intervenções que desrespeitem a democracia interna dos Conselhos Universitários, nem a autonomia universitária, tão cara às universidades públicas”, concluiu a reitora.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade