sexta-feira , 16 novembro 2018
Capa / /
16/11/2018
5ª Festa da Água e Cavalgada no Rancho da Saudade, domingo
Por: Celso Antunes - DRT 0002074/MT

 

A Comunidade Sapiquá, a Fronteira Brasil-Bolívia, Cáceres-San Mathias, especificamente o Assentamento Rancho da Saudade está em festa. Neste domingo, 8, a partir das 9h, acontece a 5ª Festa da Água e Cavalgada, para tanto, a maior liderança da Região, João Rezende estende o Convite a todos os moradores, desde o maior Produtor, Pecuarista, como também o pequeno Produtor, sitiante, chacareiro, enfim, todos indistintamente. “Até mesmo o cacerense da área urbana está convidado. Todo mundo. Estamos de braços abertos esperando aquele que queira nos prestigiar. O convite é para qualquer um”, disse João Rezende.

ranchho2

Thiago Nusa e Pegada do Forró no palco Rancho da Saudade…

A Festa da Água, com o diferencial da Cavalgada trata-se de um agradecimento a Deus pela Bênção recebida. “A nossa Região, nosso Assentamento não tinha água. Mais de 100 poços foram cavados, contudo, não dava água em abundância e muito menos de qualidade. Era um desespero, agonia. Essa vida foi por muito tempo, anos e mais anos, até que Deus, o Todo-Poderoso, nos orienta cavar em meu próprio sítio São João, e em apenas 6 metros encontramos água pura, doce, uma maravilha, realmente um presente de Deus, algo divino mesmo, então, é por isso que fazemos essa festa, justamente para agradecer ao Deus Maravilhoso que nos deu água em abundância, límpida”, emoção e fé.

Ainda narrando, João Rezende enfatiza que pode ser entendido que o seu sítio São João, ou melhor, o poço se tornou o Distribuidor de água para toda a Região do Assentamento. “Todos os moradores recebem água desse poço. De graça. Todo mundo vive dessa água. Sem pagar um vintém. O problema da Escola estadual acabou, atravessamos a BR com o cano e hoje a escola tem água, enfim, uma beleza está o nosso Assentamento. Problema de água nunca mais, graças a Deus”, mais emoção.

Sendo assim, o Assentamento Rancho da Saudade, ou melhor: o sítio São João fica pequeno por conta do povo que se comparece, degustando muito churrasco e suor no Bailão, que desta vez abrilhantado pela explosão do momento: Thiago Nusa e também a Banda Pegada do Forró, portanto, swing a toda prova para o povo fronteiriço, capitaneado pela liderança-mor João Rezende.

Na verdade, essa festividade veio a calhar no sentido de que João Rezende tem motivos de sobra para comemorar. A partir de segunda-feira toma assento na Cadeira Legislativa, ocupando vaga do Vereador Alencar que tomou posse na Secretaria de Agricultura, dia 5.

Enquanto Vereador, Rezende tem mais força para reivindicar ainda mais em prol da sua gente sertaneja.

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade