segunda-feira , 18 dezembro 2017
Capa / /
18/12/2017
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
"marca registrada de sua atuação na Assembleia Legislativa"
Por: Assessoria Eduardo Cardozo

Deputados, governos estadual e federal

visitam região oeste para

 debater desenvolvimento

 

 

 

wancley A

 

 

 

Deputado Wancley Carvalho (PV) integra comitiva que realiza visita para elaboração de plano regional de desenvolvimento; comitiva visitará seis cidade

Diagnosticar as potencialidades do oeste mato-grossense, valorizando a vocação regional, buscar recursos estaduais e federais para investimento local, além de debater novas estruturas para segurança de fronteira foram alguns dos objetivos da visita técnica, realizada nos municípios da região oeste. Equipes do governos federal e estadual, técnicos e deputados integram a comitiva.

Na quarta-feira (17), o grupo visitou os municípios de Cáceres e Pontes e Lacerda. A programação segue nesta quinta-feira (18), dessa vez nas cidades de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste e Curvelândia. Na sexta (19), em Cuiabá, a caravana reúne-se com secretários estaduais, e vai apresentar um relatório prévio das visitas.

Para o deputado Wancley Carvalho (PV), a bandeira do desenvolvimento regional é marca registrada de sua atuação na Assembleia Legislativa (ALMT), além de  compromisso de trabalho. “Nossas visitas não são políticas, mas técnicas. Estamos mostrando ao secretário e representantes do ministério da Integração as oportunidades de negócio, caminhos para desenvolvimento; para isso necessitamos de recursos”, pontuou o deputado que coordena a Frente Parlamentar para o desenvolvimento da região oeste, na ALMT.

Em Cáceres, primeira parada, o grupo foi recebido pelo prefeito Francis Maris (PSDB); após apresentação das potencialidades e desafios do município, foi visitada a área onde será implantada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A comitiva também conheceu a sede temática da secretária de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).

A segunda parada foi em Pontes e Lacerda. Equipe da prefeitura municipal, liderada pelo prefeito Donizete Barbosa (PSDB), recebeu a comitiva. No campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Wancley, que já foi servidor da instituição, conduziu a caravana para uma conversa rápida com o coordenador da unidade, Eurico Souza.

wancley B

Em seguida, a visita foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que atende cerca de mil alunos da região, com aproximadamente 60 professores e 35 técnicos. “Também somos um polo educacional, com diversos cursos estratégicos em várias instituições”, afirmou Wancley que é de Pontes e Lacerda.

Durante a noite, os presidentes dos consórcios regionais, Consórcio Intermunicipal Vale do Guaporé e Nascente do Pantanal, Valmir Moretto (DEM), Maria Menea (PSD), respectivamente apresentaram dados técnicos dos municípios que representam.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura, pontuou que, no passado, o governo estadual consolidou setores do agronegócio, e deixou para trás algumas regiões importantes. “Reconhecemos a importância dessa região, e por isso aqui será desenvolvido o primeiro plano de desenvolvimento regional, que posteriormente será realizado em todos os 15 consórcios existentes no estado”, afirmou.

Ao fim do primeiro dia de visita, o secretário da secretaria de Desenvolvimento Regional, do ministério da Integração Nacional, Alexandre Chumbinho, confirmou que será implantado, por parte do governo federal, um plano de desenvolvimento regional para Mato Grosso. “Viemos buscar parcerias institucionais para esse trabalho, e encontramos no governo do estado, Assembleia Legislativa, bancada federal, prefeitos, consórcios e setor acadêmico robustez necessária; temos inúmeras oportunidades e desafios”, finalizou.

União - Também integram a comitiva o deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP), os deputados estaduais Dr. Leonardo (PDT) e Adriano Silva (PSB), diretor do departamento de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional, do ministério da Integração Nacional, Wellington Simões e representantes da Empaer, Ceasa e Seaf. Prefeitos e vereadores da região participam dos encontros

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade