sábado , 15 dezembro 2018
Capa / /
15/12/2018
ESPAÇO

VIAGEM

NASA anuncia missão a

1600 milhões de

quilômetros de Plutão

Depois de ter passado por Plutão em julho passado, a sonda New Horizons
segue numa nova missão para a rocha 2014 MU69,
situada a 1600 milhões de quilómetros do planeta anão
NASA

Letícia Ferreira

O destino da sonda é um pequeno objeto da Cintura de Kuiper e será a primeira vez que uma nave espacial poderá explorar essa zona do sistema solar.

Este é um dos dois potenciais destinos mas é o mais recomendado porque “custa menos combustível para lá chegar (do que outros alvos candidatos), deixando mais combustível para o voo de observação, para a ciência auxiliar e reservas de combustível maiores para proteger contra imprevistos”, disse Alan Stern, o principal responsável desta missão. 2014 MU69 é uma ótima escolha para Stern porque é exatamente o tipo de KBO (sigla em inglês para objeto de Cintura de Kuiper) primordial que querem visitar, formado no mesmo sítio onde orbita agora.

A New Horizons foi originalmente projetada para voar para além de Plutão e para explorar objetos da Cintura de Kuiper adicionais. Como todas as missões da NASA que tenham terminado o seu principal objetivo, mas que pretendem fazer mais explorações, a equipe responsável pela sonda New Horizons deve apresentar uma proposta à agência. Essa proposta será avaliada detalhadamente por uma equipe de especialistas e só depois é que a extensão da missão será aprovada ou não.

Segundo o comunicado da NASA, a sonda irá realizar uma série de quatro manobras no final de outubro e início de novembro para definir qual será o rumo a tomar a 2014 MU69. Espera-se que a sonda atinja o seu destino em janeiro de 2019. Qualquer atraso que ocorra a partir dessas datas pode custar combustível precioso ou pôr a missão em risco.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade