segunda-feira , 20 agosto 2018
Capa / /
20/08/2018
FESTA DA PAMONHA

 

TRADIÇÃO

29, 30 e 31 de Maio

a 8ª Festa da Pamonha

no Distrito do Caramujo

Vice-Governador Carlos Fávaro recebe Ofício da Festa da Pamonha Foto Durcy Arévalo
Vice-Governador Carlos Fávaro recebe
Ofício da Festa da Pamonha
Foto Durcy Arévalo

Celso Antunes

Numa realização da Organização para Desenvolvimento do Caramujo – OMDECA – presidida por Luiz da Guia Cintra de Alcântara, o evento Festa da Pamonha toma corpo num contexto social, cultural e político. Está mais do que às claras que o festival da pamonha trata-se de um feito gigantesco. Tão verdade que ninguém pode negar que a ação de Luiz da Guia, antes bastante modesta, hoje tornou-se vultuosa ao ponto de milhares de pessoas disponibilizarem o seu devido prestígio para com a festa.

Nos dias 29, 30 e 31 do mês de Maio – o Distrito do Caramujo, antes pacato, ganha um ânimo a mais… Ou seja: as pessoas, os moradores, os comerciantes, a atmosfera como um tudo irradia contentamento. É tempo de boas vendas, de faturamento, de circulação de turistas, sobretudo, de divisas, de fomentos, enfim, Distrito de Santo Antônio do Caramujo ganha notoriedade em nível municipal, regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, vez que o evento tem registro no Guinness Book – o Livro dos Recordes, idealizado para dar publicidade aos grandes feitos.

Luiz da Guia, idealizador da Festa da Pamonha, oferece pamonha ao Vice-Governador Durcy Arévalo
Luiz da Guia, idealizador da Festa da Pamonha,
oferece pamonha ao Vice-Governador
Durcy Arévalo

Assim, para conseguir tudo isso necessário se faz amplo planejamento. Segundo Luiz da Guia, seus comandados se reúnem semanalmente. “A equipe de trabalho está ciente, ou melhor, a cada passo vamos construindo e reconstruindo a festa da pamonha no afã de dar o melhor ao público”, assegurou.

DIVISAS

A Festa da Pamonha ganhou tamanha popularidade, tanto que nos dias atuais é discussão política. Através da festa o Distrito de Caramujo está liderando projeto de envergadura. Na verdade a magnitude da ação provocou autoridades, caso do Governo Pedro Taques sendo consenso a sentar e pontuar prioridades para alavancar o desenvolvimento da Região.

Na próxima semana a OMDECA terá presença no gabinete do Vice-Governador Fávaro para construir pautas que possa melhorar ainda mais a festa da pamonha. Mas o ponto alto mesmo da reunião, o foco primeiro trata-se da Criação do Distrito da Indústria Intermunicipal, pré-definida enquanto a Rota das Águas.

Vice-Governador Carlos Fávaro avaliza qualidade da pamonha com sinal de positivo  Durcy Arévalo
Vice-Governador Carlos Fávaro avaliza qualidade da pamonha
com sinal de positivo
Durcy Arévalo

Em exclusividade aO Comunitário, presidente da OMDECA, Luiz da Guia, extremamente enfático, assegurou que essa propositura modifica de uma vez por toda a Região, ou seja, todas as cidades que banham o rio Cabaçal, que são Curvelândia, Rio Branco, Lambari, Salto do Céu não mais carregarão o título de “Vale dos Esquecidos”, pelo contrário, deixa de vez por toda essa mácula, esse título vergonhoso, para ser a Região do Desenvolvimento.

“Essa visão, essa ideia tem início com o ex-secretário de Blairo Maggi, Senhor Vitorato – que enxergou o quanto a região vive na contra mão do desenvolvimento, então, por conta disso que sentamos, fazemos reuniões com autoridades políticas, dando continuidade a esse projeto chamado Consórcio do Desenvolvimento. A região está no momento propício de conduzir esse projeto de grandes indústrias de laticínios, curtumes, enfim, ampliar os trabalhos da região”, destacou Da Guia.

Luiz da Guia, Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista e Vice Governador Carlos Fávaro Durcy Arévalo
Luiz da Guia dá sinal de positivo ao ver
Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista
e Vice Governador Carlos Fávaro degustando pamonhas
Durcy Arévalo

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade