segunda-feira , 18 dezembro 2017
Capa / /
18/12/2017
VILA BELA, A CAPITAL DE MT
Contexto Histórico
Por: Assessoria

Wancley transfere gabinete para Vila Bela

que volta a ser capital do estado

WANCLEI VILA BELA

Após decreto, a primeira capital do estado reassumirá o posto

todo dia 19 do mês de março de cada ano;

gabinete de Wancley vai atender população

Além de participar das festividades dos 264 anos de Vila Bela da Santíssima Trindade, que simbolicamente reocupará o posto de capital do estado, no próximo dia 19, o deputado Wancley Carvalho (PV) transferiu seu gabinete para o município, e atenderá as demandas da população.

Wancley já mantém, desde 2015, um gabinete em Pontes e Lacerda, para atender as demandas de toda a região oeste. Com a transferência dos poderes executivo e legislativo para Vila Bela, o parlamentar trouxe a estrutura do município vizinho para ouvir de perto as necessidades da comunidade local.

O gabinete está localizado na rua Pouso Alegre, nº 495, centro, em frente a Praça Coronel Paulo Saldanha. O local funcionará nos dias 18 e 19 de março, e contará com a presença do parlamentar e assessores.

A decisão do governo do estado em transformar a cidade de Vila Bela como sede simbólica, segundo Wancley, é o reconhecimento da importância da cidade para o país. “Vila Bela é extremamente importante para o estado de Mato Grosso, sobretudo para o Brasil. Em 1752, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis o fizessem primeiro. Assim, foi criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março do mesmo ano, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade”, destacou.

Ainda segundo Wancley, se Vila Bela não existisse, hoje a história poderia ser totalmente diferente. “A não criação de Vila Bela, naquele contexto histórico, poderia fazer de nós, hoje, território espanhol. Tudo poderia ter sido diferente”, destacou o deputado que é representante da região oeste no parlamento estadual e geógrafo.

Além da importância histórica e cultural, está em Vila Bela a cachoeira mais alta do estado, e a quarta maior do país. A cidade também é conhecida como capital negra do estado, já que até bem pouco tempo, sua população era composta exclusivamente por descendentes de escravos africanos. No município são encontradas registros dos três ecossistemas do estado: Mata amazônica, cerrado e pantanal são características marcantes da vegetação local. 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade