Cidade
BOM TRABALHO
Projeto Rondon se despede de Cáceres
e agradece apoio da Prefeitura
Após 12 dias desenvolvendo diversas atividades na cidade de Cáceres, o Projeto Rondon, em seu novo formato, chegou ao fim e se despediu do município, ontem.
O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, desenvolvido em parceria com o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e a Defesa Civil.A Prefeitura Municipal de Cáceres também foi uma das parceiras na execução das ações que aconteceram no município desde o dia 11 e se encerram no dia 22 de janeiro.
Criado em 1967, o Projeto tinha como principal característica o assistencialismo e funcionou em Cáceres até o ano de 1989.
Nesta nova etapa, o Projeto Rondon proporciona aos municípios brasileiros, com participações itinerantes, a oportunidade de receber professores e alunos universitários de várias áreas do conhecimento, que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida e o bem-estar da população e a qualidade e eficiência da administração municipal.
A cidade foi contemplada com o Projeto nesta etapa devido ao esforço empreendido pela administração municipal. O Programa tem o objetivo de incrementar a qualidade de vida das populações atendidas, bem como ofertar melhores condições de conhecimento através de palestras e oficinas.
Para o Prefeito Francis Maris foi muito importante receber novamente o Projeto Rondon após 27 anos. Para ele a comunidade local prestigiou e participou deste projeto, que ao longo da história tem contribuído muito para produzir e propagar o conhecimento nas mais diversas regiões do país. “Mesmo com outro formato, o Projeto Rondon, que muito contribuiu com nosso município, retornou, com palestras e oficinas de vários temas, trazendo benefícios e conhecimentos à população. Só tenho a agradecer”, reconheceu Francis.
O Gerente do Projeto Rondon, Coronel Djalma Abrantes da Cruz, agradeceu pelo carinho com que o grupo foi recebido e o empenho da administração municipal em ser parceira do evento. “Só temos a agradecer a cidade de Cáceres e sua população, que deu resposta positiva e participou ativamente das atividades. O carinho que o povo teve para com o projeto Rondon foi muito grande”, reconheceu o Coronel.
O Coronel Abrantes ainda parabenizou à Secretaria de Educação pela forma com que se doou ao Projeto, e a Secretaria de Cultura que deu apoio incondicional ao evento. Os secretários Nelci Eliete e Jair Cestari, estavam presentes e se sentiram lisonjeados com as citações.
Para os rondonistas que participaram da ação, todos os resultados obtidos são motivos de celebração. “Conseguimos desenvolver muitas ações e os resultados nos motivam a continuar e deixando-nos orgulhosos”.
O acadêmico do curso de agronomia da Unemat, João Ricarddo Dalmolin, que foi um dos voluntários avalia sua participação no projeto como uma experiência rica, citando que foi muito gratificante sentir o interesse da comunidade e ver que eles conseguiram formar multiplicadores. “Plantamos semente, mas deixamos quem vai regar, multiplicar”, finalizou João.