Conecte-se conosco

Saúde

Cézare Pastorello: Quem doa sangue é herói e possui direitos!

Publicado

em

Vereador destaca a “Lei do Atendimento Preferencial para Doadores”

Vereador Cézare Pastorello destaca a importância da doação de sangue e a Lei que garante atendimento preferencial ao doador – FOTO: Reprodução/Adaptação – Celso Antunes

“Todos nós podemos, um dia, ser destinatários de sangue, porque qualquer um pode ter de passar por uma cirurgia, sofrer um acidente, ou necessitar de uma transfusão. Então, quem pode doar, que doe; este é, de fato, um apelo que faço, porque é um gesto honroso e heroico”, disse o vereador Cézare Pastorello (PT), na tribuna da Câmara, na sessão desta semana, segunda-feira (9). Segundo ele, um doador pode salvar, anonimamente, de 4 a 16 vidas.

“Um homem saudável pode doar quatro vezes ao ano, a mulher três; sendo assim, considerando que uma bolsa pode salvar até 4 vidas, um homem pode salvar 16 vidas e a mulher 12”, calculou o vereador, para demonstrar o quanto vale a pena este gesto de solidariedade, do qual ele é adepto há anos.

Não é de hoje que Pastorello defende a doação de sangue. Em 2021, ele apresentou o Projeto de Lei que garante atendimento preferencial aos doadores em todos os estabelecimentos públicos, comerciais, bancários, de serviços e similares. O projeto foi aprovado na Câmara, sancionado e tornou-se a Lei n° 3030.

https://leismunicipais.com.br/a/mt/c/caceres/lei-ordinaria/2022/303/3030/lei-ordinaria-n-3030-2022-dispoe-sobre-a-politica-de-atendimento-preferencial-a-doadores-de-sangue-nos-locais-que-especifica-e-da-outras-providencias

“Um direito que muitos doadores, inclusive, desconhecem”, informa o vereador.

A fala dele na sessão desta semana lembrou que junho é o mês de incentivo à doação de sangue, e este sábado (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Foi oportunizada no debate sobre a proposta da vereadora Elis (PL), que sugeriu ao Executivo Municipal políticas de incentivo à doação de sangue, em parceria com o Hospital Regional.

Em Cáceres, o local de doação de sangue é o UCT do Hospital Regional, que fica aberto das 7h às 18h, com parada para o almoço das 11h às 13h, durante toda a semana, inclusive ao sábado. Apenas ao domingo ele fecha. Todo o material é descartável e o ato é seguro. O doador deve apenas chegar, passar por uma entrevista para verificar se apresenta algum impedimento; um deles é que ele não pode pesar menos de 50 quilos. Se não apresentar impedimento, seu sangue é recolhido e, posteriormente, ele pode solicitar o resultado de exames que são feitos para garantir que o sangue doado está apto ao compartilhamento.

O telefone para contato no UCT é (65) 3706-2393.

Jornal O Comunitário News – Da Redação/Assessoria

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO NEWS – PIX 65998011615

Anúncio Patrocinado

Anúncio Patrocinado

Cidade

Você não pode copiar conteúdo desta página