Conecte-se conosco

Saúde

Cézare Pastorello repudia falas xenofóbicas e defende atendimento universal no SUS

Publicado

em

Vereador diz que culpar bolivianos por superlotação da UPA é puro preconceito; não é verdade

Vereador Cézare Pastorello (PT) pediu desculpas a cidadãos bolivianos por falas preconceituosas de colegas parlamentares durante sessão anterior na Câmara de Cáceres – FOTO: Assessoria

A culpa pela superlotação da UPA de Cáceres não é dos bolivianos. A afirmação foi feita pelo vereador Cézare Pastorello (PT), em reunião sobre a crise na saúde, realizada na quinta-feira (8), à noite, na Câmara. Neste final de semana, o vereador postou sua fala no Instagram, inclusive parte dela em espanhol, numa tentativa de se fazer entender por todos os bolivianos, que foram atingidos por discursos que o petista considerou serem uma forma de xenofobia.

A xenofobia é o ódio, preconceito, discriminação e hostilidade a pessoas de outras regiões ou países.

“Saúdo meus irmãos e irmãs bolivianas e peço perdão, se em algum momento se sentiram afetados pelas falas de alguns vereadores — não hoje, nesta reunião, mas na sessão passada — que chegaram a dizer que a culpa pela superlotação da (UPA) era por conta dos bolivianos. Em nome da população de Cáceres, então, peço perdão pelas falas que não representam o sentimento do povo cacerense”.

O pedido de perdão foi aplaudido pelos presentes.

Pastorello informou que somente 10 pacientes bolivianos foram atendidos este ano na UPA de Cáceres, ou seja, um número inexpressivo e incapaz de promover o caos que está instalado no setor.

Para Pastorello, a xenofobia é um preconceito que não podemos reproduzir, e sim combater.

Ele também salientou que o SUS é um sistema universal e que a UPA tem, por lei, portas abertas a todos que chegarem enfermos em busca de atendimento, seja brasileiro, seja estrangeiro.

Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO NEWS – PIX 65998011615

Anúncio Patrocinado

Anúncio Patrocinado

Política

Cidade