Conecte-se conosco

Política

Chefe da Casa Civil destaca protagonismo dos Vereadores no enfrentamento à crise da saúde em Cáceres

Publicado

em

Câmara Municipal lidera mobilização e garante medidas emergenciais

Fábio Garcia reconhece atuação da Câmara de Cáceres; Flávio Negação destaca esforço conjunto dos vereadores na busca por soluções para a saúde – FOTO: Camilo

O chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, elogiou o papel do parlamento cacerense no processo de enfrentamento à crise da saúde no município: “Não há nenhum agente político mais próximo das pessoas que o vereador. O problema começou. A população procurou os vereadores, que procuraram a prefeita. A prefeita procurou o deputado estadual, que representa a região, que procurou o Governo do Estado, e hoje estamos todos aqui tentando buscar uma solução. Então ele [vereador] é o porta-voz da população para trazer os problemas às instâncias superiores”, enfatizou Garcia.

A fala foi dita durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (08.05), após visita de autoridades estaduais e municipais às unidades de saúde Bom Samaritano e o anexo do Hospital Regional (antigo São Luiz).

PROTAGONISMO DA CÂMARA

O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, ressaltou o trabalho do parlamento em busca de solução para enfrentar a crise na saúde municipal.

Detalhou que, desde a semana passada, os vereadores e vereadoras estão mobilizados, fazendo constantes reuniões, propondo projetos de lei e aprovando uma série de indicações ao Executivo.

Além disso, conforme Negação, os parlamentares fizeram constantes fiscalizações em unidades de saúde nos últimos dias, o que gerou repercussão e mobilizou as autoridades estaduais.

A Câmara de Cáceres participou do arranjo político/institucional, junto à Prefeitura e ao Governo do Estado, para mitigar a crise na saúde de Cáceres.

Ficou estabelecido que, nos próximos 10 dias, serão ampliados os números de leitos emergenciais no Hospital Regional, como forma de enfrentar a superlotação nas unidades de saúde do município, especialmente na UPA de Cáceres.

VIGILANTES

A vereadora Enfermeira Elis também destacou o protagonismo do parlamento nesse processo. Ressaltou que os vereadores e vereadoras são os primeiros a receber as demandas da população e a cobrar uma solução das autoridades competentes.

Anúncio Patrocinado

Agora, conforme Elis, o parlamento deve se manter vigilante e cobrar que as ações discutidas durante a reunião sejam efetivadas. “Se esses prazos não forem cumpridos, vamos cobrar novamente até que a situação seja resolvida”, disse.

MOBILIZAÇÃO INTENSA

A vereadora Valdeníria Dutra considerou de suma importância a presença das autoridades estaduais no município, a exemplo do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e do deputado estadual da região, Moretto.

Ela disse que a medida emergencial (ampliação de leitos no Regional) vai contribuir para mitigar a crise, principalmente para atenuar a superlotação de pacientes na UPA. “É claro que não vai resolver tudo, mas vai amenizar a situação em nosso município, e é isso que o povo espera de nós”, ponderou.

O vereador Professor Domingos, por sua vez, ressaltou a forte mobilização dos parlamentares que ocorreu nos últimos dias em prol de melhorias na saúde municipal. Entende que o movimento foi crucial para chamar a atenção das autoridades estaduais, o que culminou em deliberações práticas para mitigar a crise.

VISITA ÀS UNIDADES

Antes de ocorrer a reunião no gabinete da prefeita, os vereadores e vereadoras participaram da comitiva de autoridades que, durante a parte da manhã desta quinta-feira (08.05), visitaram os hospitais Bom Samaritano e Anexo do Regional.

O parlamento conferiu de perto a estrutura das unidades e identificou necessidades, como falta de insumos e espaços abarrotados de material de almoxarifado, que poderiam estar sendo utilizados no atendimento aos pacientes.

Participaram da vistoria os vereadores Flávio Negação (presidente da Câmara), Isaías Bezerra (vice-presidente), Elis Enfermeira (primeira-secretária da Câmara), Valdeníria Dutra, Rubens Macedo, Manga Rosa, Marcos Ribeiro e Pastor Júnior.

A comissão também foi composta pelo chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Garcia; secretário de Estado de Saúde em exercício, Juliano Neto; prefeita Eliene Liberato; vice-prefeito Luiz Landim; secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique; e deputado estadual Valmir Moretto.

Anúncio Patrocinado

Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615

Anúncio Patrocinado

Política

Cidade