Vereadora Mazéh Silva (PT) Indica à Secretaria de Saúde e Prefeitura a Aplicação de Testagem em Massa Como Estratégia de Combate ao Covid19 em Cáceres

0
12

FRANCE-HEALTH-VIRUS

[dropcap]O[/dropcap]s casos de infecção pelo Corona vírus tem alcançado numeros altíssimos nas últimas semanas, registrando em Mato Grosso um total de mais de 318 mil casos confirmados e 8.081 mortos, e no Brasil 13,1 milhões de infectados e a trágica marca de 337 mil vidas interrompidas precocemente em decorrência da COVID19. (Fonte: Wikipédia e JHU CSSE COVID-19)

O emprego de testes em massa para detectar a Covid19 tem se apresentado como uma medida de extrema importância, quando somada a outras estratégias. Segue sendo utilizada em países como Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos. De acordo com um estudo publicado na revista The Lancet Public Health concluiu que testes em massa para a Covid-19 aliados a períodos de isolamento em casos positivos são as estratégias mais econômicas e eficazes contra a disseminação do Sars-CoV-2 nos Estados Unidos. Há exemplos de municípios brasileiros em diversas regiões do país utilizando a estratégia de testagem em massa a saber: Itaguai e Búzios (RJ), Betim e Formiga (MG), Goiânia (GO) entre outras.

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveram um teste rápido para covid-19, com custo aproximado de R$ 30. Até cinco vezes mais barato que os testes convencionais encontrados nas farmácias, que hoje são vendidos por cerca de R$ 140, o dispositivo foi criado para facilitar a testagem em massa no Brasil. A tecnologia também será capaz de revelar se a pessoa que tomou uma determinada dose de vacina já produziu anticorpos.

A importância da testagem em massa é real pois considerando somente pacientes com sintomas de Covid19 não garante o sucesso necessário, devemos levar em de possa da informação de que para cada 1 pessoa que desenvolvem sintomas outras 5 a 11 pessoas estão infectadas pelo Corona vírus e são assintomáticas, possuindo ainda a capacidade de transmissão para outas pessoas.

Em relação a testagem em massa a vereadora Mazéh Silva faz as seguintes ponderações “E ainda há que se levar em conta que os testes devem começar a ser realizados na população economicamente ativa do município, que trabalhem em locais de grande circulação de pessoas ou que tenham equipe numerosa. Mediante a positivação do teste o indivíduo deve ser encaminhado para receber os cuidados e orientações necessárias, além de permanecer em isolamento durante os dias recomendados.”

Governo de MT distribui 185,3 mil testes para detecção da Covid-19 e Cáceres receberá 6,3 mil testes.

.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui