Lixão…

0
18

Técnicos e servidores da prefeitura

inspecionam aterro controlado

 

lixao

 

Um grupo de técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretaria de Obras e da Autarquia Águas do Pantanal, estiveram na manhã de ontem quinta-feira ( 4 ), no aterro controlado do município.

Segundo o Coordenador de Meio Ambiente da Sicmatur, Antonio Carlos Mendes, o objetivo da visita, na área utilizada como depósito de resíduos, foi o de levantar dados para a confecção do Plano de Operação para o manejo e posteriormente sua recuperação ambiental.

Antonio Carlos revela, que  a prefeitura pretende  realizar um diagnóstico para saber que são as pessoas que estão depositando todo tipo de resíduos no local.  “Nós não temos  um cadastro dessas pessoas, muitas delas, indistintamente, descobriram o local e se aproveitam para descartar todo tipo de lixo no local. Precisamos ter um controle e iremos monitorar de perto este local”, enfatiza o coordenador.

Já o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio César Parreira Duarte, disse que enquanto a prefeitura trabalha para a regularização e uso, do aterro sanitário, o aterro controlado, que tem a função de amenizar  os impactos dos depósitos a céu aberto, precisa de toda atenção possível.

“ Estamos preocupados com essas ações desordenadas. Existe uma legislação vigente no município, que trata  da coleta e depósitos de resíduos sólidos que deve ser respeitada”, explica Júlio César.

Parreira ainda informa que a prefeitura aderiu em 2015  o Plano de Resíduos Sólidos, lançado pelo Governo Federal, e que obriga os municípios  implantarem a coleta seletiva. “O município de Cáceres, através de Lei Municipal, cumpriu a determinação, com o Projeto Ambiental Cáceres Recicla, voltado   a coleta seletiva do lixo que separa os resíduos sólidos recicláveis, dos orgânicos”, pontua.  

Júlio finalizou dizendo que quando o aterro controlado for desativado, a prefeitura pretende implantar um plano de recuperação de áreas degradas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui