Vereadora Mazéh: “Parabéns a todas as mulheres de Cáceres, do Brasil e do Mundo”

0
33
PROFESSORA VEREADORA MAZÉH - Arquivo
PROFESSORA VEREADORA MAZÉH – Arquivo

[dropcap]C[/dropcap]hega-se março, o mês das mulheres e, no dia 8 de março é celebrado mundialmente o Dia Internacional da Mulher, data que relembra a luta das mulheres inglesas, operárias mortas em um incêndio numa fábrica, lutando por dignidade e direitos em seus postos de trabalho. Com a mobilização de mulheres organizadas em movimentos sociais a data vem retomando seus rumos dentro de uma perspectiva de organizar as demandas e discutir políticas públicas de combate às desigualdades de gênero. As mulheres negras, exemplos de força e resistência de nossas ancestrais, de Dandara que ajudou a construir Palmares sendo símbolo de rebelião preta e decadência do sistema escravocrata no Brasil, passando por Laudelina de Campos Melo que construiu sindicatos de empregadas domésticas para enfrentar a crueldade das sinhás de Campinas. Rememorando Carolina de Jesus a “Poetisa Negra” que retratava em seus poemas a fome, sementes de Marielle Franco, mulheres negras apresentaram seus nomes Brasil a fora, como candidatas ao pleito eleitoral de 2020, influenciadas por mulheres como Benedita da Silva que conseguiu junto ao TSE aprovar medidas que garantissem a nós, pretos e pretas, o mesmo tempo de propaganda eleitoral e recursos para as campanhas. E nesta mesma linha de mulheres extraordinárias temos Mazéh Silva, mulher preta de 53 anos de idade, cacerense nos modos, costumes e saberes. Pedagoga formada na Unemat e professora moldada no chão da escola, tendo uma longa caminhada na educação pública, atuando principalmente na Escola Estadual Dr José Rodrigues Fontes e na Escola Municipal Fazendo Arte, no bairro tradicional Cavalhada e em outras escolas da cidade de Cáceres. Além de professora antirracista, Mazéh Silva é militante e ativista do Movimento Negro e feminista, sendo coordenadora do GEPRER, é Membra fundadora do AFROESCOLA do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres e também faz parte da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate a Violência, sempre em defesa dos direitos das minorias.

FB_IMG_1614995509449
Memorável junto à liderança política Benedita da Silva – Arquivo

Apresentando seu nome e potência de vida na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Cáceres, pelo Partido dos Trabalhadores, Mazéh foi vitoriosa na corrida eleitoral elegendo-se a primeira mulher negra vereadora em Cáceres. Neste começo de legislatura a vereadora Mazéh Silva, que tem colocado seu mandato a disposição da população cacerense, sobretudo àqueles que mais precisam da interferência do poder público, apresentou diversas proposituras oriundas de demandas apresentadas pelo povo. Podemos citar indicações importantes como: Construção de Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica; Implementação de um Centro de Referência e Cidadania para Atendimento da População LGBTQIA; Criação de Hortas Urbanas em terrenos ociosos; Plantio de Árvores Frutíferas nas praças e canteiros da cidade; Instalação de Academia da Terceira Idade no bairro Cavalhada; Solicitou ao Executivo e Secretaria de Educação o adiamento do Processo de Reordenamento das escolas públicas em Cáceres; E seu mandato apresentou para discussão junto aos representantes dos Movimentos Sociais, Conselhos e Secretarias Municipais a possibilidade da implementação de um Projeto de Renda Mínima para famílias em extrema pobreza no município.

FB_IMG_1614995469278
MULHER DE LUTA PELAS CAUSAS SOCIAIS – ARQUIVO

Com um perfil atuante a parlamentar cacerense é Presidenta da Comissão Permanente de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, faz parte da Mesa Diretora ocupando o cargo de 2ª Secretária, representa a Câmara Municipal de Cáceres no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e no Comitê Municipal de Imunização. Neste dia 08 de março, dia internacional da mulher Mazéh Silva traz a representatividade da mulher preta cacerense, que vem cada dia mais ocupando espaços e movendo as estruturas patriarcais, racistas e elitistas, em busca de igualdade de gênero e justiça social. Parabéns a todas as mulheres de Cáceres, do Brasil e do Mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui