PESCADORES

0
8

CULTURA

1º Abre Pesca da APPEC,

hoje, sábado

Cartaz oficial do evento...
Cartaz oficial do evento…

Celso Antunes

Já no começo do dia o presidente Lorival Alves da Mota, junto à equipe de trabalho, prepara o ambiente festivo à margem esquerda do caudaloso Rio Paraguai. Tudo isso por causa do 1º Abre Pesca, evento que certamente vai ganhar incontáveis adeptos, dado a sua envergadura, importância gigastesca, a entoar em versos e prosas a mãe natureza.

Você que ainda não conhece a Associação dos Pescadores Profissionais – APEC – a sede localiza-se próximo a antiga agência da Rede Cemat. Ou ao Bar Curva de Rio, Máquina Beneficiamento de Arroz, Mecânica de Motor de Popa Pedro Júlio e, Bar do Dito Gato, ainda, Rua Sabino Vieira. Não tem como errar.

Porto Dito Gato, um dos palco do 1º Abre Pesca da APPEC - Foto Divulgação
Porto Dito Gato, um dos palcos do 1º Abre Pesca da APPEC – Foto Divulgação

A programação do Abre Pesca é muito extensa. É quase inacreditável a magnitude da ação. O presidente Lourival pensou até mesmo nas pessoas que precisam de emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, ainda dar um trato na estética capilar, isto é: corte de cabelo para os sexos. Para a petizada tem pula-pula. Para quem gosta de arte, pintura, escultura, vai ter exposição. Aos intelectuais, aqueles que gostam de trocar ideias, opiniões, adquirir conhecimento – palestras com renomados. De quebra Lourival vai presentear com brindes. Como disse, a programação está bem “recheada” parecendo tempero de peixada… saboroso… ao ponto das embarcações, ou melhor, chalanas Manduvi e Ypê Passeios Náuticos à disposições daqueles para passeiar, se envolver um pouco mais com a mãe natureza, enfim, e, com preço lá embaixo, bem baratinho.

CALENDÁRIO

O presidente Lourival disse que o “Abre Pesca” vai para o calendário de eventos do município. E não para menos, visto que o trabalho da Associação é extremamente pomposo, rico culturalmente falando. As atividades são de raízes, pantaneiras, cacerenses, sinceramente só de estar aqui escrevendo dá uma sensação prazerosa, deliciante, pois apresenta coisas da nossa terra, da natureza ainda bastante exuberante em Cáceres. Já parabenizo à APPEC por isso tudo.

Lori, como é carinhosamente chamado desde pequeno caminha pelo rio Paraguai. Praticamente nasceu dentro do rio Paraguai. Parece exagero, mas não. Radicado à rua Bom Jardim, sempre pescando, e, hoje, desperta todo esse interesse, amor pela cultura pantaneira, da pesca como um todo.

Lourival Mota, presidente da APPEC. Foto Divulgação
Lourival Mota, presidente da APPEC.
Foto Divulgação

Segundo ele, ainda na Programação, a pessoa pode degustar caldo de peixe e, também, aprender a retirar espinhas de peixe; ouvir, apreciar Grupo Guató cantando e dançando São Gonçalo, Siriri e Cururu. O pessoal vai estar à caráter dando o seu show. O presidente disse que para quem gosta de um rasqueado apimentado – Grupo Remelexo vai tocar. A dupla Lenoil de Jober sabe tudo…

 

POESIA

Quem aprecia um bom verso, o escritor cacerense Toninho Costa vai marcar presença declamando suas poesias pantaneiras. 

 

PARCEIROS

Polícia Ambiental, Prefeitura de Cáceres, Lobo Guará, Bichos do Pantanal, Leo Clube, Instituto de Identificação, Bombeiros, Defensoria Pública, Dener Cabeleireiro, Dito Gato, Comtur, Trade Turístico, Ministério Público Federal, Sema, Prof. Acir Montechi, Grupo de Artesões locais e tantos outros.

PROGRAMAÇÃO DO “1º ABRE PESCA DA APPEC”

  • 8:00 HORAS: CERIMONIAL DE ABERTURA

 

  • DURANTE O DIA: EXPOSIÇÕES;

                                   EMISSÃO DE IDENTIDADE/RG 1ª E 2ª VIA (TRAZER 2 FOTOS 3×4 RECENTES INCLUSIVE PARA CRIANÇAS ACIMA DE 7 ANOS; CARTEIRA DE TRABALHO; CARTÃO DO SUS; CADASTRO ÚNICO PRA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA;
                                 CORTE DE CABELO;
                                  PASSEIOS NÁUTICOS COM PREÇOS ACESSÍVEIS;
                                  PULA-PULA;
                                  FEIRA DA CAVALHADA COM GASTRONOMIA E ARTESANATO;
                                  ATIVIDADES RECREATIVAS COM O SESI CLUBE;
                                    OFICINAS, PALESTRAS, DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES PELO PROJETO AMBIENTAL BICHOS DO PANTANAL;
                                  MÉDICOS E ASSISTENTE SOCIAL;
                                  TESTE RÁPIDO DE HIV/AIDS;
                                  ALMOÇO: CHURRASCO E PEIXE FRITO DESOSSADO;
                                  CALDO DE PEIXE GRATUITO;

DURANTE A NOITE: EXPOSIÇÕES;

                                     JANTAR CHURRASCO E PEIXE DESOSSADO FRITO;
                                      APRESENTAÇÃO DE SLIDES DO PANTANAL;
                                         APRESENTAÇÃO CULTURAIS GRUPO GUATÓ, GRUPO REMELEXO, AMIR MONTECHI;

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui