PRESERVAÇÃO

0
58

 

LIXO

Resultado oficial do

27º Mutirão de

Limpeza do Rio Paraguai

limpeza rio paraguai2
Pequena montanha de lixo advinda das margens do rio Paraguai – assessoria

Assessoria

A Prefeitura de Cáceres, através da (SICMATUR) Secretária de Industria Comercio e Turismo de Cáceres agradece a Organização do 27º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, o idealizador Cap. Renato e apoiadores, ASATEC, ASPATUR e Entidades Governamentais e não Governamentais (ONGS), Associações, Clubes de Serviços e Comunidade Voluntária, a todos, que mais uma vez contribuíram para realização desse grande evento de sensibilidade preservacionista e de sustentabilidade.

O objetivo principal do Mutirão é a coleta de lixos deixados nos barracos, praias e acampamentos pelas pessoas usuária do rio, com os seguintes resultados nesse ano de 2015.

Capitão Renato, uma das peças principais para Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai
Capitão Renato, uma das peças principais para o Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai – assessoria

O funcionário público de mais de (28)anos da SICMATUR Claudionor Duarte sempre esteve à frente apoiando o mutirão nos conta como foi, “Foram definindo sete setores na extensão no rio Paraguai, da Barra do Sepotuba ao Rio Jauru aproximadamente 140km, na realidade acreditamos que em média de margem a margem foi realizado 200KM de coleta do lixo, usamos 07 embarcações de grande porte e 66 embarcações de pequeno porte, tivemos a participação efetiva de mais de 300 voluntários, pessoa que doaram um dia de serviço em benefício do rio. O apoio da comunidade em geral foi de vital importância para a realização do evento, que infelizmente, dizendo assim, foram coletados 6 caminhões de lixos, em média de 5 a 6 toneladas de diversos materiais como ferragens, plásticos, lonas, caixas de geladeiras, pneus, deixados às margens do Rio Paraguai. Todo esse lixo volumoso coletado foi acompanhado pelo PROGRAMA CÁCERESRECICLA e encaminhado para Cooperativa Mista de Desenvolvimento de Cáceres – COOMDEC, na qual serão separados para reciclagem e cujo resultado será revertido em benefício dos catadores. “ Finalizou Claudionor fazendo um balanço geral do Mutirão.

O prefeito Francis Maris Cruz diz que, “Agradeço aos incansáveis apoiadores do 27º Mutirão de Limpeza, em especial ao Capitão Renato idealizador e que todo ano tenta fazer a parte daquele que não faz e aos demais, MARINHA DO BRASIL, SEMA, JUVAM, POLICIA AMBIENTAL, LYONS CLUB PANTANAL, LYONS CLUB CÁCERES, ROTARY CLUB CÁCERES/ROTARAC, ROTARY CLUB PANTANAL, SINDICATO RURAL, INSTITUTO COMETA, PROJETO PANTANAL VIVO – BIOLOGIA/UNEMAT, RADIO DIFUSORA, RADIO CENTRO AMERICA, TV DESCALVADOS, PROGRAMA CAMINHOS DO BRASIL, GRUPO TRADIÇÃO e COOMDEC.

ASATEC, NAUTICA CAMPO VERDE/YAMAHA DO BRASIL, AGUA EXECELENCIA, SEC. DE OBRAS, AREIRA MONTE VERDE, AREIRA PROESTE, SINDICATO RURAL, ESTACIONAMENTO DE BARCO XÔ NEI, ESTACIONAMENTO DE BARCO MORENO DO RIO, KASKATA FLUTUANTE, JEED ENGENHARIA/AHIPAR, CASA DO PESCADOR XÔ NEI, POSTO NL, POSTO CARRETÃO, AGENCIA 27, CAMPO VERDE AGRICOLA E VETERINARIA, GELO POINT, MUNDO DOS BORDADOS, PLACÃO COMUNICAÇÃO VISUAL, GRAFICA COLLOR, BANDA REMELECHO E BAR DO GAUCHO.

Desta feita até que o lixo não foi tanto quanto de outras vezes
Desta feita até que o lixo não foi tanto, quanto de outras vezes – assessoria

BARCO HOTEL BONS AMIGOS, B.H BABILONIA, B.H SPORTFISHING, B.H IEIE, B.H LORCAS TOUR, B.H CRUZEIRO DO PANTANAL, B.H S.LUCAS DO PANTANAL, B.H AGUAPÉ, B.H TALISMA, B.H JACARÉ, B.H RECANTO XÔ NEI, POUSADA RECANTO DO DOURADO,

POUSADA DO FORDINHO, LANCHA PELICANO, LANCHA HE PANTANAL, BARCO PATO BRAVO, BARCO AMICY VERDI, 2º BFRON, COLONIA Z2, INSTITUTO COMETA, TCN PASSEIO, LYONS CLUBS E ROTARY CLUBS.

Francis finaliza dizendo, “O Rio Paraguai é um presente para nós, para os nossos filhos, netos e futuras gerações, temos que ter cuidado com tudo aquilo que amamos, provamos o nosso amor através do cuidado. ”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui