PRINCÍPIO DE PARETO: Pastorello propõe vacinação inteligente para Cáceres

0
5
b4fc178ef416c046947f93d1bd9ba2e5
Vereador de Cáceres Cézare Pastorello (SD) – ARQUIVO

[dropcap]C[/dropcap]om o fim da vacinação dos grupos prioritários determinada pelo Plano Nacional de Vacinação, o vereador de Cáceres Cézare Pastorello (SD) propõe a utilização do Princípio de Pareto para que a estratégia de vacinação faça a imunização das pessoas por faixa etária, mas que também promova a redução da Taxa de Crescimento de Contaminação na cidade.

“Pelo Princípio de Pareto, 20% de causas originam 80% dos efeitos. Então, a proposta é que 80% das imunizações venham, de forma descendente, pela faixa etária, e 20% sejam aplicados em grupos estratégicos, como taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, bancários, advogados, frentistas, caixas, garçons etc, em ordem a ser deliberada pelo Comitê de Imunização. Essa “barreira” reduz as Taxas de Crescimento de Contaminação e permitem que o comércio e os serviços funcionem sem surpresas de novas restrições. Por outro lado, isso não atrasa a vacinação por idade, porque nessas atividades também estão as pessoas não vacinadas de todas as faixas etárias”.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 09.59.37 (1)

Pastorello cita a estratégia como uma forma de devolver à economia da cidade uma maior tranquilidade para funcionar. Segundo ele, continuar funcionando com cuidado e medidas de biossegurança difere de funcionar com restrições que comprometem o faturamento.

“Agora é o momento em que a ordem de vacinação está nas mãos do Município, e podemos usar a inteligência para obter a eficiência, ou seja, melhor resultado com a mesma quantidade de doses. Unemat, IFMT, demais faculdades e os profissionais da área da biologia e saúde podem e devem ser ouvidos.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 09.59.37

Como exemplo prático, Pastorello cita que a partir do dia 16, caso a proporcionalidade seja adotada, Cáceres poderá vacinar as pessoas de 57 a 59 anos, enquanto também vacina taxistas e mototaxistas. O avanço na idade e nos grupos estratégicos fica por conta da disponibilidade das vacinas.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui