Reitora da Unemat, Vera Maquêa, faz Gestão Participativa

0
181

“É preciso conectar-se com a Sociedade, valorizar as pessoas, democratizar o Conhecimento, aprimorar a Gestão Participativa e, sobretudo, educar para a vida”

POR CELSO ANTUNES DRT 2074/MT

“Se antes a gestão participativa era pouco, ou não era, isso ficou no passado, porque agora no presente, tão logo após a nossa eleição, esse item tornou-se uma das nossas principais prioridades”, ou seja, “a Unemat não tem razão de existir se não for pelos acadêmicos”, sustentou a Reitora que – em entrevista especial aO Comunitário – foi taxativa em que todos os itens das Propostas apresentadas em campanha serão verdadeiramente executados: “faremos questão de dar voz e vez aos nossos estudantes por meio de decisões no Colegiado, também, pelo Congresso Universitário, enfim, lançar mão do Planejamento nas linhas macras, juntos ao alunado”, enfatizou.

Celso Antunes faz entrevista junto aos Reitores: Vera Maquêa e Alexandre Porto – Reitora e Vice-Reitor, respectivamente – Foto: Assessoria

Numa voz bastante poética, a escritora Vera Maquêa, agora Reitora eleita – dá tonalidade de que a Gestão vai ouvir o acadêmico: “Não podemos fazer uma gestão no individualismo, carece que as vozes da Unemat ecoem pelo movimento independente da classe estudantil, se bem que o sentido da existência da Unemat é o acadêmico”, pontuou.

Na data de 03 de junho, a partir das 8h30, no Auditório Faespe – A Reitoria eleita: Vera Maquêa e Alexandre Porto concedeu entrevista, dizendo que um novo tempo nasce na Unemat, junto aos Pólos e Núcleos espalhados nos 141 municípios de Mato Grosso.

Segundo Maquêa, a Gestão 2023-2026, pautada no slogan “Unemat Viva: Sociedade, Educação com Ciência”, se desprenderá da mentira, e sim, viver a verdade na implementação das Propostas. “Primeiro é obrigatório pensar a Unemat, enquanto vida por conta dos percalços da pandemia, assim, levaremos ações de maneira que haja um resplendor em toda a esfera acadêmica, pulsando na vontade, na ânsia de trabalhar em prol de todos nós”, asseverou.

Ao passo que o Vice-Reitor, Alexandre Porto, enfatiza que a Unemat começa a viver “o que faltava viver”, isto é, “o nosso mandato apresenta respeito à Unemat, à população, à sociedade como um todo, no sentido de que devemos ser um ato de conexão, um entrelaçamento, embricados em todos os campos, sem ao menos pensar que alguém ficou para trás”, sustentou.

Firme nas palavras, Porto – destaca que a Gestão vai buscar como nunca a realização do Concurso Público, mesmo porque “não é justo que os trabalhos sejam executados, maltratando nossos servidores, explico, que, urge a necessidade do concurso visto que os Professores e os Técnicos estão supercarregados: a demanda é além do que a força pode fazer, ou melhor, nossos trabalhadores estão super atarefados, e para que os resultados sejam ainda melhores, o concurso resolve”.

A entrevista caminhou na maior naturalidade, muitos assuntos apresentados, e, a Reitora Vera Maquêa, reitera que o maior bem da Unemat, da Gestão Participativa são as pessoas, e, por conta disso que a Unemat vai ser conduzida, também, pela Ciência, aliás, “pela consciência de que se constroi o mundo pela Educação, assim, mostrar a academia pelo processo da pesquisa, da investigação educacional em busca de soluções dos diversos problemas que surgem na sociedade”.

Por fim, “deixamos a mensagem de que a sociedade como um todo pode confiar numa nova Unemat, pautada “na honestidade, sem nunca lançar proposta de que não somos capazes de fazer, de que não são possíveis de realizar: nosso trabalho vai ser sem promessas demagógicas, que não possam ser cumpridas. Estamos firmes, coesos, com os pés no chão, conscientes do que precisamos fazer”, vaticinou.

Professor Alexandre Porto – Vice-Reitor, e Professora Vera Maquêa – Reitora – Foto: Assessoria

POSSE

A Chapa eleita com 53% dos votos válidos toma posse no dia 16 de dezembro, logo o Decreto do Governador de Mato Grosso. O mandato tem início em janeiro de 2023 e finaliza no dia 31 de dezembro de 2026.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui