Educação

CULTIVANDO CIVISMO: Escola constrói horta em formato da Bandeira de MT e vira atração em Mirassol D’Oeste

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Além de despertar os olhares para o civismo, a EE Padre Anchieta pretende aguçar o paladar dos estudantes

Horta escolar no formato da “Bandeira do Estado de Mato Grosso”, em Mirassol d´Oeste/MT

A criatividade está fazendo toda a diferença numa área de 100 metros quadrados no pátio da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Mirassol D’Oeste. No espaço, uma horta pedagógica com canteiros em formatos de retângulo, losango tendo ao centro um globo, além de uma estrela com as suas pontas tocando a circunferência da esfera, tem chamado atenção dos pais e moradores locais que visitam a escola.

Qualquer semelhança com a Bandeira de Mato Grosso não é mera coincidência. A ideia artística com o modelo da bandeira mato-grossense surgiu a partir de um trabalho de pesquisa da gestão escolar sobre hortas criativas, quando foram encontradas as possibilidades de criar formatos, como brasões e bandeiras.

O diretor da escola, professor Josimar de Aquino, contou que a unidade planejava construir a horta há algum tempo para utilizar a produção de verduras e legumes não só na alimentação escolar, como também no processo de aprendizagem dos estudantes. “

Com um recurso de R$ 10 mil em caixa, foi só colocar a ideia em prática. O dinheiro foi repassado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) por meio do Projeto Hortas Escolares 2024, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familar (Seaf-MT) e investimento total de R$ 3 milhões que também beneficiaram outras 299 unidades escolares da rede estadual de ensino.

Com as ferramentas e sementes adquiridas, finalizar os canteiros foi o próximo passo. O calendário de plantio já começa a partir do dia 16 de setembro. “Além de despertar os olhares para o civismo, o cultivo também vai aguçar o paladar dos estudantes. É que a produção de verduras e legumes será utilizada na alimentação escolar”, explicou o professor.

Escola autora do projeto pedagógico interdisciplinar “Ensino e Aprendizagem através do Lúdico: Horta” – Foto: Arquivo

Mesmo com a horta em fase inicial, a escola, que atende 254 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, já utiliza o espaço para aulas de Biologia e de Matemática para explicar sobre formas geométricas, flora e até mesmo sobre o simbolismo cívico da bandeira.

Segundo o diretor, além do plantio, os professores pretendem envolver os estudantes com o plantio, os cuidados, a limpeza e a colheita, sem contar as aulas que envolvem ciências, física, química e arte.

Na avaliação do professor, a horta escolar é uma ferramenta pedagógica importante para consolidar e aprofundar a formação integral dos estudantes, ampliando habilidades e competências que favorecem a autonomia para exercerem a cidadania, a construção do projeto de vida e a qualificação para o mercado de trabalho.

“Nessa perspectiva, os professores parceiros podem fazer aulas diferenciadas, utilizando-se de situações e contextos concretos da realidade dos alunos para explicar questões teóricas como, por exemplo, metragem e ângulos”, completou Josimar.

Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria
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