Região
Cultivos especiais ganham força no agro de Mato Grosso e apontam nova rota para a rentabilidade no campo
Publicado
4 semanas agoem
Por:
Celso Antunes
Com alto potencial de mercado e menor demanda hídrica, culturas como gergelim e amendoim se consolidam como alternativas viáveis à soja, milho e algodão

Diante do aumento constante nos custos de produção de grãos e das adversidades climáticas, os produtores rurais de Mato Grosso têm buscado novas estratégias para garantir viabilidade econômica. Entre as alternativas que ganham força no campo estão os chamados cultivos especiais — como gergelim, amendoim, feijão, arroz, milhos especiais e mix de plantas de cobertura — que vêm apresentando boa rentabilidade e menor risco de produção.
Essa tendência foi evidenciada durante a primeira edição do Proventus Field Day, realizada nos dias 16 e 17 de maio em Sorriso (MT). O evento reuniu cerca de 700 participantes e promoveu palestras técnicas com especialistas e pesquisadores renomados, abordando o potencial de mercado dos cultivos especiais, com destaque para o gergelim e o amendoim.
De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da LC Sementes, Murilo Oliveira Sampaio, a empresa está prestes a lançar duas novas linhagens de gergelim, com foco em nichos distintos do mercado. “A LC 123 é voltada para panificação e consumo direto, por ter um sabor mais adocicado. Já a LC 103 tem sabor neutro, ideal para a indústria e exportação, que exigem grãos com maior padrão de qualidade”, explica.
Murilo destaca ainda que, além do apelo comercial, o gergelim tem se mostrado mais rentável que o milho, principalmente no quesito custo-benefício. “Gasta-se menos para plantar e obter retorno com o gergelim do que com o milho”, aponta. A prova disso é a área plantada com gergelim no chamado Eixo da BR-163, que saltou de 60 mil para quase 130 mil hectares em um ano.
Outro cultivo que vem despertando o interesse dos agricultores é o amendoim. O engenheiro agrônomo e doutor em Fertilidade e Nutrição de Plantas, Dácio Olibone, palestrante na estação de cultivares da Proventus, ressaltou o avanço das pesquisas nos últimos seis anos. “Temos trabalhado na definição da melhor época de semeadura, no manejo de doenças e adubação, além da identificação das cultivares mais produtivas e resistentes ao clima chuvoso do Cerrado”, afirmou.
Segundo Olibone, o maior desafio para a expansão do amendoim na região é a ausência de uma indústria local estruturada. “Há interesse por parte dos produtores, mas o gargalo ainda está na cadeia industrial e na dependência do mercado internacional, onde há muita oscilação de demanda”, alertou.
Para Leandro Lodea, um dos organizadores do evento, o Proventus Field Day superou todas as expectativas. “A participação foi excelente, e os debates técnicos geraram muita troca de conhecimento e incentivo à inovação. Foi gratificante ver a reação do público”, disse.
Lodea acredita que o evento provocou uma “dúvida positiva” entre os produtores, ao apresentar novas opções para a segunda safra além do tradicional milho e do algodão. “Essas culturas especiais têm menor exigência hídrica e se encaixam muito bem após a janela do milho. Elas trazem rotação de culturas, diversidade produtiva e uma nova fonte de renda. Mas, claro, exigem aprendizado e investimento em tecnologia”, concluiu.
A realização do Proventus Field Day ficou a cargo da Proventus Pesquisa Agronômica, LC Sementes e Adisa Melhoramento Genético, com apoio da EMBRAPA, IAC, CAT e IBRAFE.
Jornal O Comunitário News – Da Redação/Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO NEWS – PIX 65998011615


VEJA TAMBÉM
-
Evangelismo nas ruas de Cáceres anuncia a volta de Jesus Cristo
-
Secretário Cláudio Donatoni anuncia vacinação contra a gripe para toda a população de Cáceres
-
Mulher é morta com tiro no rosto em Vila Bela; Polícia investiga o caso
-
DEPUTADO BETO DOIS A UM: “Dia do Produtor Cultural pode virar data oficial em Mato Grosso”
-
APATIA FISCAL: Cézare Pastorello demonstra como Cáceres perdeu 6 milhões de reais
-
“Senadora, senadora!”: Janaina Riva é aclamada por prefeitos em Brasília e acende luzes para 2026

Política

Proposta inédita de vereadora Magaly pode garantir salas humanizadas para mães que perderam bebês em hospitais de Mato Grosso

Janaina Riva lidera cenários para governo de MT e agita corrida de 2026

“Senadora, senadora!”: Janaina Riva é aclamada por prefeitos em Brasília e acende luzes para 2026

Pastorello propõe solução a Mauro Mendes para retirar taxação do Free Shop de Cáceres/MT

Alan Porto pode surpreender nas urnas e garantir cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

CONQUISTA: Parceria entre Janaina Riva e Flávio Negação garante R$ 150 mil para a saúde de Cáceres
Cidade

“Bom dia Prefeita: Até quando vamos esperar uma tragédia?” – Morador clama por socorro em cruzamento perigoso de Cáceres/MT

OAB Cáceres manifesta-se contra reajuste da UFIC e propõe revisão da “Tabela do ISSQN”

Pastorello exige transparência na aplicação dos R$ 3 milhões recebidos após enchente de 2024

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário

Fronteira em transformação: Pastorello detalha funcionamento dos free shops em Cáceres
