Cidade
DEMANDAS
Publicado
10 anos agoem
Por:
Celso Antunes
ECONOMIA
Indústria do ramo têxtil
deve ser instalada
na ZPE de Cáceres
O deputado Dr. Leonardo discutiu diversas demandas para a região.
A efetivação da construção da ZPE acarretará na geração
de emprego e renda à população local
LIS RAMALHO/Assessoria de Gabinete
![]() |
Deputado Dr. Leonardo
(Foto: Mauricio Barbant/ALMT) |
Em reunião com o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, o deputado estadual Dr. Leonardo (PDT) discutiu diversas demandas para Cáceres e região, como por exemplo a construção do Ganha Tempo, o fomento de indústria para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a questão das 490 casas do bairro Vila Real e também, o fechamento do frigorífico, no município de Mirassol D’Oeste.
A efetivação da construção da ZPE acarretará na geração de emprego e renda ao município e região. O parlamentar debateu a forma de atrair indústrias para a ZPE. Uma indústria do ramo têxtil já está em fase de discussão para se instalar no espaço. A ideia é agregar valor à produção de algodão ao qual Mato Grosso é detentor de 58% – a maior do Brasil.
“Também discutimos a profissionalização da população, tendo em vista que com a instalação da ZPE, a busca por mão de obra especializada irá aumentar em nossa região, portanto, devemos capacitar as pessoas para que atendam as demandas”, destacou.
Outra pauta da reunião foi à instalação de um Centro de Atendimento Integrado do Ganho Tempo. O espaço se destaca pela reunião de representações de órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, para funcionar de forma articulada em um único espaço físico, com a confecção de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho, dentre outros.
“Cáceres é um polo regional que além de atender toda sua população, acolhe outros municípios a procura dos mais diversos serviços públicos, o que acaba acarretando filas enormes em agências bancárias, lotéricas e nos órgãos públicos. Centralizar a prestação de serviços num só lugar, como ocorre com o Ganha Tempo, certamente facilitará a vida de todos”.
Desde 2012, as obras das casas do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”, no bairro Vila Real estão concluídas. São 490 moradias prontas que não podem ser entregues para as famílias contempladas, em razão do impasse da obra de saneamento básico.
Apesar do déficit habitacional do município ser de cerca de mais de seis mil moradias e o custo da obra mais de R$ 19 milhões, as casas estão praticamente abandonadas, o que demonstra um verdadeiro descaso com a população e com o dinheiro público.
O fechamento de um frigorífico na cidade de Mirassol D’Oeste gerou impacto negativo, tendo em vista a demissão em massa. O deputado Dr. Leonardo busca através da Setas, minimizar o impacto social e alternativas para a região.
VEJA TAMBÉM

Política

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas
Cidade

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário

Cáceres lança Ecossistema de Inovação com apoio do Sebrae em evento na Câmara Municipal
