Educação

DESPOLUIÇÃO: Alunas de Mato Grosso são premiadas por Projeto de Limpeza de rios

Publicado

em

Projeto “Barco Solar” coleta e filtra resíduos dos rios: qualidade da água, preservação dos ecossistemas e sustentabilidade ambiental

Professora – à esquerda – e estudantes competiram com outros 39 projetos de três cidades do Estado – Foto: Divulgação

Alunas da EMEB Profª Maria Barbosa Martins, no bairro de Bom Sucesso, em Várzea Grande, receberam uma premiação concedida pelo Programa de Inovação e Empreendedorismo – PIE, patrocinado pelo Banco CNH Industrial, Case IH e CASE Construction Equipment. Por estarem às margens do Rio Cuiabá, no projeto vencedor, elas propõem a construção de um barco movido a energia solar para fazer a limpeza de rios.

Sob orientação da professora de Educação Física, Lorraynne Lhorrara, as alunas Flávia Sophia Almeida De Gimenis, Giovanna Nataly Dos Santos, Jenniffer Marques De Oliveira e Bheatryz Fernanda De Almeida Da Silva criaram o projeto Barco Solar, que visa implementar um purificador sustentável de água de rios poluídos por meio de um barco movido a energia solar. Segundo elas, o objetivo seria coletar e filtrar os resíduos presentes nos rios, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, a preservação dos ecossistemas aquáticos e a promoção da sustentabilidade ambiental.

“Com o projeto, os alunos conseguiram perceber que vários conceitos que costumávamos trabalhar nas aulas e na disciplina de educação física também poderiam ser aplicados fora da escola. Creio que este tipo de ação seja um complemento importante no currículo escolar, porque os estimula a exercitar o pensamento crítico e a criar soluções para problemas reais e que fazem parte da vida deles”, diz a professora que, assim como cada aluna, também foi premiada com um tablet.

Desenvolvido pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest que, há 20 anos, realiza ações culturais e socioambientais por todo o Brasil, o PIE é um projeto realizado em diversas regiões do país, sempre com o objetivo de estimular o pensamento empreendedor, o acesso à cultura e a sustentabilidade. No primeiro semestre de 2023, o Programa foi realizado no Mato Grosso com cerca de três mil alunos e 100 professores de escolas públicas das cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.

“A ação levou aos alunos e professores oficinas práticas sobre criatividade, inovação, design thinking, além de lhes ensinar a usar tudo isso para criar projetos propondo soluções para problemas do cotidiano e que são vivenciados por essas comunidades”, revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest, que afirma que neste período eles receberam 40 projetos feitos por alunos e professores.

Rejane Guimarães

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

1 Comment

  1. Gladstone Gimenis

    28 de julho de 2023 at 21:57

    Parabéns!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile