CONVÊNIO: Alunos do “Colégio Agrícola” poderão ter Transporte gratuito

0
5

 

37imjl832vok4

[dropcap]E[/dropcap]m reunião realizada no Campus “Prof. Olegário Baldo”, do IFMT de Cáceres, com a reitoria da instituição, coordenadores e vereadores, foi discutida a necessidade e viabilidade do transporte dos alunos de Cáceres até o Campus. O reitor do IFMT, Prof. Dr. Julio César dos Santos e equipe da reitoria estão em visita ao Campus Cáceres desde quarta-feira (04).

[box type=”shadow” ]A unidade do IFMT Cáceres enquadra-se como Escola Fazenda, e, como tal, é distante do núcleo urbano da cidade, tornando a falta de transporte um empecilho para os alunos de baixa renda ou com dificuldades de locomoção.[/box]

Pela minuta apresentada pelo Diretor do Campus, Anderson Bezerra, fica regulamentada a Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 01, de 20 de abril de 2021, que estabelece as diretrizes e orientações para a utilização e monitoramento da gestão de veículos de transporte escolar, permitindo que o Município, por meio de sua frota própria, firme convênio com o Instituto Federal no Transporte dos alunos.

WhatsApp Image 2021-08-06 at 10.29.14
Vereadores de Cáceres participaram da Reunião; são favoráveis ao Convênio. O Vereador Pacheco (camisa vermelha), num discurso inflamado é absolutamente auspicioso à gratuidade do transporte, em especial aos alunos carentes – Assessoria

A medida vai ao encontro de duas indicações feitas pelo vereador Isaías Bezerra (Cidadania) na última sessão da Câmara, no dia 02/08. Nelas o vereador solicita que a regulamentação seja feita pela prefeitura.
No uso da palavra, os vereadores Pacheco (PV), Valdeníria (PSC) e Franco Valério (PROS) enalteceram as qualidades do ensino ofertado no IFMT e sua importância para Cáceres.

[box type=”shadow” ]IFMT e Município de Cáceres se unem pelo transporte dos alunos[/box]

Para o vereador Cézare Pastorello (SD) o transporte dos alunos não é um problema recente, é antigo, e funciona como uma barreira para a educação de alunos oriundos de famílias de baixa renda: “O acesso a uma formação de qualidade como a ofertada pelo IFMT ainda tem grandes barreiras. Mesmo que o aluno consiga passar no seletivo, se desvencilhar de atividades domésticas para estudar em período integral na unidade e drible a falta de estrutura tecnológica em casa, esbarra na falta de transporte para a escola. E isso desestimula muitos alunos a frequentarem a escola modelo que é o IFMT. Por isso a urgência da medida de conveniar um transporte para esses alunos, que deve ser viabilizado antes do dia 31/10, data inicialmente prevista para o retorno às atividades presenciais. A Câmara toda já se colocou à disposição para lutar por essa garantia aos nossos alunos.”
A expectativa é que a minuta já entre como projeto de lei ou indicação na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal. Atualmente, o IFMT Cáceres conta com 735 alunos matriculados.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui