Deputado João Batista visita escola e assegura apoio à continuidade do projeto cívico-militar

0
43
Deputado Estadual João Batista do Sindspen, ao centro – Foto: LUCIENE LINS

O parlamentar destaca que o objetivo de conhecer de perto os projetos educacionais cívicos-militares, uma iniciativa que visa implementar valores em educação

LUCIENE LINS

O deputado estadual João Batista do Sindspen (PP) visitou na manhã desta quinta-feira (9), a Escola Cívico-Militar (ECIM) Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, da rede municipal de ensino, localizada na região do Coxipó, em Cuiabá. O objetivo da visita foi conhecer de perto os projetos educacionais cívicos-militares, uma iniciativa que visa implementar atividades visando o desenvolvimento de valores em educação.

Na avaliação do deputado, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), de iniciativa do governo federal, vem ganhando força em Mato Grosso, tendo um reconhecimento positivo da comunidade escolar, dos pais de alunos e de toda a sociedade.

“Eu sou um admirador do trabalho realizado pelas escolas cívico-militares, que possuem em sua base a hierarquia e a disciplina. Sabemos que onde tem educação, a criminalidade diminui. Hoje constatamos um ambiente totalmente organizado, sem conflitos entre os estudantes e o melhor de tudo, o respeito ao professor. Faço questão de registrar meu agradecimento à diretoria, os servidores e os militares que compõem o quadro de funcionários pela receptividade e atenção que tiveram conosco durante toda a visita”, disse o deputado.

Taciane Garcez Maurício, diretora da ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, ressaltou a importância de ter representantes do Poder Público conhecendo de perto, o trabalho realizado nas escolas.

“Estamos muito felizes com a visita do parlamentar. É de suma importância essa atenção dos deputados estaduais, que são legítimos representantes do povo, são eles que promovem as leis e trabalham na tentativa de melhorar a qualidade do ensino, que reflete no futuro das nossas crianças. Por isso, é importante que eles conheçam de perto nossa realidade e que tenham esse olhar de dentro para fora. Muito obrigada pela visita do deputado e faço votos de sucesso na sua trajetória política”, destacou Taciane.

PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O Programa foi instituído em setembro de 2019, com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A proposta do Programa é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país até 2023. Em 2020, foram implantadas 53 escolas e a ideia é que neste ano sejam implantadas mais 74.

Em Cuiabá, a Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte foi criada em 2021. A unidade atende crianças e adolescentes do 6º ao 9º Ano, ao todo são aproximadamente 550 estudantes matriculados. A segunda unidade da rede municipal encontra-se em fase de implantação, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejani Ribeiro Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, atualmente com 510 estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui