EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Instituto Cometa recebe visita do Movimento Happiness

0
120

Referência nacional no conceito de empreendedorismo social, o CEO Marcus Vinício Massarenti criador do Movimento Happiness, em São Paulo, esteve no município de Cáceres no final de abril

Marcus conheceu um pouco da cidade e seus desafios, para avaliar como a proposta social do Movimento Happiness, que transformou as vidas dos moradores da favela de Heliópolis – SP, através da geração de negócios, renda e educação financeira poderá modificar de forma efetiva a vida das famílias atendidas pelos projetos sociais gerenciados pelo Instituo Cometa, nas unidades do Grupo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e Pará.

Inicialmente de acordo com Massarenti, será feito uma análise de impacto para conhecer a realidade dessas famílias, tanto em Cáceres quanto nas cidades que o grupo atua, saber quais são as reais necessidades e aplicar a estratégia de resolução efetiva do problema. Respeitando à identidade de cada uma delas.

“Precisamos sentir o que elas sentem. Perguntar a elas se preferem viver de doações ou aprender a gerenciar suas próprias vidas? Quais são seus sonhos? Qual atividade melhor desenvolve sua técnica de trabalho ou estudo? Os projetos gerenciados pelo Instituto Cometa já geram impactos positivos, mas por enquanto supre necessidades imediatas. Precisamos potencializar os benefícios e promover impacto social efetivo”, explicou.

A capacitação empreendedora se estenderá aos líderes dos projetos sociais, para que eles apliquem a nova metodologia baseada em dados, visibilidade e sustentabilidade de forma on line e integrada.

Anderson Pereira, Presidente do Instituto Cometa antecipou que a proposta do Movimento Happiness trará um novo conceito de empreendedorismo social.

“O ponto em destaque é a sustentabilidade dos projetos para que devolvam à sociedade, soluções para os problemas que elas tem dificuldade de enfrentar, seja na área educacional ou ambiental”, concluiu.

Anderson Pereira Presidente do Instituto Cometa contou que a parceria com o Movimento Happiness começou em uma dessas jornadas do conhecimento que a equipe do Instituto fez a cidade de São Paulo, no início do ano.
“O ponto em destaque é a sustentabilidade dos projetos para que devolvam à sociedade, soluções para os problemas que elas tem dificuldade de enfrentar, seja na área educacional ou ambiental”, concluiu.

INSTITUTO COMETA

A preocupação com o social está no DNA do Grupo Cometa. Há mais de quatro décadas o grupo vem colaborando com o processo de desenvolvimento e transformação social das pessoas que residem nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

Ao longo do caminho, o sócio fundador do Grupo Cometa Francis Maris Cruz sentiu a necessidade de criar o Instituto Cometa, organização sem fins lucrativos, para gerenciar os projetos de educação, cultura e meio ambiente que já estavam dando frutos nessas regiões.

Milhares de pessoas e colaboradores já foram beneficiadas pelo projetos: Cometa Inclusão Digital, Cometa Frutificar, Cometa Redação, Cometa Solidariedade, Cometa Educação e Cine Cometa.

Atualmente estão em atividade no Instituto os projetos: Cometa Florestar, com ajuda de parceiros voluntários, órgãos públicos e instituições pretende plantar 100 mil mudas nativas para recuperar às margens do Rio Paraguai em Cáceres e Porto Estrela – MT.

O Natal Solidário responsável por arrecadar cerca de 800 toneladas de alimentos que beneficiou aproximadamente 38 mil famílias em Mato Grosso em 2021. Com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, a ação entrará em sua 9² edição em 2022.

Em sua 2ª edição, o Negócios de Futuro em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT oferta cursos de Qualificação e Formação a pequenos e médios empreendedores, gerando emprego e renda para outras famílias.

“O Grupo sempre se preocupou com as famílias em situação de vulnerabilidades, com as instituições que prestam trabalhos assistenciais e com o meio ambiente. Essa ajuda é uma constante nas comunidades onde atuamos. E agora, com esse olhar voltado para o empreendedorismo social, vamos ajudar essas entidades a empreender, a criar sua própria fonte de renda para suprir suas necessidades”, declarou Francis Maris.

MOVIMENTO HAPPINESS

O movimento Happiness nasceu em 2019 com empresas no ramo de alimentação, indústria e gestora de impacto. Com mais de 220 mil habitantes, e 50 anos de fundação, Heliópolis a maior favela de São Paulo tem história marcada pela luta por moradia. E o movimento é uma ponte de transformação social.

A indústria, emprega egressos do sistema prisional em sua unidade. Dentro da indústria são produzidas defumados congelados e kit hamburger vendido para o varejo e 10% do faturamento líquido é usado para potencializar projetos sociais locais.

O sistema de troca também é solidário, as pessoas que trabalham nas hamburguerias consomem parte de seus salários no comércio local, gerando uma rede de sustentabilidade na vida de outras famílias.
Atualmente a marca envolve cerca de 35 empresas que usam selo de impacto do Movimento. Massarenti afirma que o projeto pretende levar o Movimento Happiness para todo o Brasil.

Conheça mais sobre o projeto no link: institutocometa.org.br e movimentohappiness.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui