INDEPENDÊNCIA

0
2

PATRIOTISMO

Prefeitura e Comissão de

Civismo abrem Semana da

Pátria com a Corrida do

Fogo Simbólico

desfile 7 de setembro 048

Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação – SME   e a Comissão de Civismo composta pelo 2º Batalhão de Fronteira, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros , abrem oficialmente na manhã desta terça-feira (01/09), a Semana da Pátria com a tradicional corrida do Fogo Simbólico.

A tocha que vai percorrer ruas tradicionais do centro histórico de Cáceres vai ser acesa ás 07h30, na Agência Fluvial, próxima ao Cais da Praça Barão.  Um pelotão de 10 alunos de escolas das redes públicas, municipal e estadual de ensino e de escolas particulares vai  conduzir, no sistema revezamento,  a chama do Fogo Simbólico da Pátria. Cada aluno vai correr um trecho com a tocha.

Este ano, excepcionalmente,  a solenidade de abertura será no 2º BFron. A Praça Barão do Rio Branco, palco oficial desta atividade, passa reforma. Após o desfile da tropa, às 08 horas o pelotão de alunos adentra o batalhão e entrega a tocha para a Prefeita em exercício, Eliene Liberato Dias, que acende a Pira, instalada ao lado do mastro do pavilhão de bandeiras.

Na sequência, acontece  a hasteamento da Bandeira do Brasil com o canto do Hino Nacional e depois o hino da independência.

Durante toda a semana a escolas promovem atividades internas alusivas a independência do Brasil, que este ano completa 193 anos.

Grupos de alunos de todas as redes também visitam os batalhões do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar no período comemorativo, em cronograma realizado por técnicos da SME.

O tradicional desfile cívico escolar, militar e de associações, acontece no dia 7 de Setembro, a Avenida Sete de Setembro, às 08 horas.

Para a  secretária municipal de Educação Nelci Eliete Longui, o civismo precisa ser trabalhado todos os dias em cada unidade escolar, em cada aluno, em cada professor a importância que a data requer.

“ O Civismo tem que estar aceso, vivo. Estamos falando de Brasil, da nossa pátria,  da nossa casa, da nossa cidade, da nossa  escola. Falar da Independência é falar de cidadania, de respeito ao próximo, de valorizar a nossa história e nossos costumes. Agradeço o empenho de toda a comunidade escolar  que está engajada pelo sucesso da Semana da Pátria nas escolas de Cáceres”, enfatizou Nelci.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui