METAS E ESTRATÉGIAS

0
4

 

APRENDIZADO

Cáceres conclui

elaboração do

Plano Municipal

de Educação

kkk Foto Assessoria
Vereador Cabo Pinheiro faz parte da Mesa
Foto Assessoria

Assessoria Esdras Crepaldi

O município de Cáceres, após três dias de discussões e debates, concluiu na última sexta-feira (29) a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). O documento, que define metas e estratégias para o setor até o ano de 2025, foi aprovado com o tema “A importância do Plano Municipal de Educação”. O evento começou na quarta-feira passada no Auditório do Hospital Regional. Na presença de representantes de todos os níveis e esferas da educação, a Secretária Municipal de Educação Nelci Eliete Longui, iniciou o diálogo de apresentação do documento e abriu oficialmente o evento. “Foi um trabalho em conjunto, desgastante, porém produtivo, com efetiva participação das redes públicas e privadas de ensino, UNEMAT, CEFAPRO, CMEC e entidades da sociedade civil, para termos um texto que contemple as reais prioridades da educação de nossa cidade. É um momento realmente histórico”, enfatiza Nelci.

Corpo Docente atentos para com as renovações da prática pedagógica Foto Assessoria
Corpo Docente atentos para com as renovações da prática pedagógica
Foto Assessoria

A Vice-prefeita, Eliene Liberato Dias, que também é professora, estacou a importância do evento para os rumos da educação. “Como professora, reconheço a validade destas discussões que constroem o plano decenal, com representantes de todas as modalidades e níveis da educação”.

O vereador Cabo Pinheiro, integrante da Comissão de Educação da Câmara Municipal, parabenizou a todos os que contribuíram para a construção do PME.

Professora Nelci  Foto Assessoria
Professora Nelci – “Realmente é um fato histórico”
Foto Assessoria

Na sequência do evento, o professor Laécio Neves Cardoso, Presidente do Conselho Municipal de Educação, colocou em apreciação da plenária o regimento preliminar da conferência, que serviu como referencial para as discussões dos grupos. Durante a leitura de cada artigo e de seus caputs, os profissionais da educação manifestaram destaques para serem discutidos em cada eixo contemplado no Plano. Após esse momento, os trabalhos foram transferidos para quinta-feira passada, na Escola Municipal Isabel Campos, onde todos os oito eixos contemplados no PME foram exaustivamente discutidos. Em cada uma das oito categorias, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação no campo, educação especial, ensino superior e financiamento de projetos para a educação, os professores puderam acrescentar emendas aditivas e substitutivas para a construção de seus textos, metas e estratégias. Também tiveram autonomia para suprimir e propor ao texto novas redações. Em todas as categorias os textos foram debatidos incessantemente e aprovados em sua maioria de forma unânime. Os oito textos construídos e aprovados pelos grupos de trabalho, constituindo o documento base do PME, foram encaminhados para aprovação em plenária, durante toda a manhã da última sexta-feira, no auditório do Hospital Regional, sendo aprovado por todos os participantes. O prefeito Francis Maris Cruz, enalteceu o documento e o resultado da conferência. “Já temos um referencial pronto e aprovado, elaborado por profissionais de diversas áreas e modalidades da educação. Uma parceria produtiva e que culmina com interesses coletivos relacionados às políticas públicas na educação do município”, finaliza o prefeito.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui