Vereadora Mazéh: “Plano Sanitário de Volta às Aulas em Discussão”

0
27

1b698f5e-4352-43bb-ab00-67a344af0d6d

No dia 19 de agosto de 2021, na Câmara Municipal de Cáceres, foi realizada uma Audiência Pública sobre o Plano Sanitário de Volta às Aulas, nas escolas e creches municipais. A audiência foi convocada pela Presidente da Comissão Permanente de Educação, Desporto, Cultura e Turismo da casa, vereadora Profa. Mazéh Silva (PT), audiência contou com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Saúde e especialistas na área da infectologia, a categoria de trabalhadores da educação, a participação se deu de forma presencial e no ambiente online, contando com cerca de 80 pessoas participando de forma remota.

Apesar do número expressivo de participantes, por conta de problemas técnicos enfrentados pela Câmara Municipal a maioria dos representantes da categoria que estavam participando online, tiveram sua participação efetiva prejudicada, pois não conseguiam falar e nem se comunicar com o plenário da Câmara. Mesmo assim, o pouco que foi possível acompanhar das falas dos representantes do poder público municipal vão na contramão das estatísticas e daquilo que já foi possível observar no estado: após a volta às aulas escolas do estados tiveram casos confirmados de Covid-19 e tiveram que interromper às aulas presenciais.
Os relatórios com informações atualizadas estão disponíveis em documentos de Audiência Pública convocada pelo Deputado Estadual Lúdico Cabral (PT) são de fácil acesso , disponíveis no site da ALMT. Destacamos “Até meados de maio, 948 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid no Brasil, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) compilados pelo Estadão.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 06.45.59
Presidente da Comissão Permanente de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, vereadora Profa. Mazéh Silva (PT) – Arquivo

Nesse perfil de vítimas, o Brasil fica atrás apenas do Peru. A cada 1 milhão de crianças, 32 perderam a vida para a doença. No Peru, foram 41 por milhão. As vizinhas Argentina e Colômbia tiveram 12 e 13 mortes por milhão, respectivamente.”
No que tange aos profissionais da educação estes nunca estiveram “parados” entre março de 2020 ao corrente mês de agosto de 2021, os trabalhadores da educação desenvolvem seus trabalhos de forma presencial em sistema de alternância (técnicos) e de forma inteiramente remota no caso dos docentes. Tendo este grupo de profissionais vencido desafios diários na busca de desafiado de manter a qualidade da educação no município. Inclusive sem a efetiva garantia de acesso a meios para chegar aos nossos estudantes, que deveriam ter vindo do executivo que se absteve de garantir dispositivos para os professores neste processo de implementação do ensino EAD, que está sendo de grande relevância para manter o protocolo de distância social recomendado pela OMS, que também recomenda vacina e sabemos que em nosso município os índices seguros de vacinação para voltarmos a normalidade ainda não foram alcançados, e ainda falta muito.
Neste processo de garantir o direito a educação os docentes tiveram que se autoformar para se adequar ao modo digital de ensinar e aprender, ainda assim tendo que pagar do bolso a internet, o computador, a energia e outros dispositivos indispensáveis a qualidade do ensino, sem nenhum apoio do poder público municipal.
Na plenária da Câmara reconheceram que as escolas municipais de Cáceres não contam com estrutura para garantir o que está posto no Plano Sanitário de Volta às Aulas.
Refletindo coerentemente com base em tudo o que já foi dito e exposto é que as aulas presenciais, mesmo que de forma híbrida, pode ser catastrófica colocando em risco desnecessário a vida e a saúde de todos os envolvidos nos processos da comunidade escolar.
Dada a situação de impedimento de efetiva participação da categoria dos professores e outros segmentos que tentaram participar online, convidamos para uma nova audiência pública para tratar do Plano Sanitário Municipal de Volta as aulas, convidamos para participação de todos os interessados, nesta quinta-feira, 26 de agosto, às 9:00 horas, participação de forma híbrida presencial e on-line pelas plataformas da Câmara Municipal de Cáceres.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui