Projeto de Arte Urbana nas Escolas: os muros como tela de pintura e exposição

0
199

Em mais uma sessão plenária, ocorrida na noite de segunda-feira (06/12/21), a vereadora Mazéh Silva apresenta na Câmara Municipal sua pauta semanal que contemplando duas indicações ao poder executivo e um requerimento em busca de informações sobre assuntos do município.

Vereadora Mazéh Silva (PT) – 42ª Sessão Plenária Câmara Municipal de Cáceres

ASSESSORIA

Indica a Prefeitura e Secretaria de Saúde, abastecimento e reparos na farmácia da unidade do PSF do Bairro Vitória Régia. O posto de saúde comunitário é a unidade de atenção básica e integral a uma população considerada a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde – SUS. A principal função do posto de saúde comunitário, segundo o Ministério do Planejamento, é promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. “Essa indicação vai de encontro ao que de acordo com os usuários da já referida unidade de saúde a farmácia da mesma encontra-se desabastecida, até mesmo de itens básicos como gaze pra fazer curativos, além de estar com a janela e o aparelho de ar condicionado danificado, necessitando de manutenção”, comenta a parlamentar Mazéh.

Indica a Prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria de Educação, Projeto de Arte Urbana nas Escolas municipais através da criação de murais com imagens e frases, utilizando os muros escolares como tela de pintura e exposição. Ao desenvolver projetos de arte nas escolas, de forma interdisciplinar e transversal, é necessário envolver alunos, professores, poder público e artistas locais. Quanto a participação de artistas locais que porventura utilizam diversas técnicas de pintura (grafite, stêncil, pincel e tinta, alto relevo, etc) é valorizar o trabalho desses artistas não só na questão de divulgação e visibilidade do seu trabalho, mas também a valorização financeira como a produção artística local como instrumento de valorização do patrimônio escolar, promoção de educação popular em artes, geração de renda para artistas locais e embelezamento urbano. “Como exemplo temos a pintura/mural nos muros da escola Dom Máximo Biennès, onde pessoas param para fotografar, devido a belezura que ficou o muro, sendo assim é importante que a iniciativa se espalhe pela cidade” enfatiza Mazéh Silva (PT).

ASSESSORIA

A vereadora petista também apresentou requerimento solicitando lista de imóveis públicos, no espaço urbano, que não estão sendo utilizados. De acordo com Mazéh Silva “Este requerimento de pedido de informações tem por objetivo conhecer a situação dos imóveis públicos que não estão sendo utilizados em nossa cidade, com a finalidade de pensarmos um uso coletivo para estes espaços, tendo em vista que somos um município que ainda carece de espaços públicos de acolhimento, de educação popular, de lazer, culturais, turísticos. A ocupação desses espaços ociosos, através de parcerias entre poder executivo, legislativo, sociedade civil organizada podem vir de encontro aos anseios da população cacerense.

Cáceres 07 de dezembro de 2021

Gabinete Mandato Ver. Mazéh Silva

Assessoria Paula Mendes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui