Vereadora Mazéh fala da “sobra” do FUNDEB, entrega Moção de Aplausos e quer melhorias de parque escolar

0
120

Na Sessão Plenária de 29 de novembro de 2021, a Vereadora Mazéh Silva apresentou como atividade parlamentar semanal 2 indicações, fez a entrega de 1 moção de aplausos e articulou junto a classe de professores municipais para que estes comparecessem na sessão para pedir apoio aos demais legisladores quanto a proposta da utilização das sobras do FUNDEB como remuneração adicional aos professores, como previsto em lei.

IMAGEM ILUSTRATIVA – WEB

Indica a Reposição de areia nos parquinhos recreativos das escolas municipais da educação infantil e creches. De acordo com a parlamentar Mazéh (PT) “Nas escolas de educação infantil e creches do município de Cáceres, há a instalação de parquinhos com caixa de areia, porém esta precisa de reposição regular, tendo em vista que a areia se espalha ao ser usada para este fim recreativo sendo ainda mais agravado pela chuva que leva a areia do parquinho através da água. Esta indicação a prefeitura municipal e SME se dá pelo zelo em manter a educação infantil de nosso município com qualidade.”

Indica a Prefeitura Municipal de Cáceres, Aquisição de Máquina para fabricação de Fraldas e Absorventes. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. Os resultados demonstram negligência e falta de acesso a direitos em boa parte do País (Fonte: UNICEF). Declara Mazéh (PT) “a Prefeitura Municipal de Cáceres, a exemplo de outros municípios e iniciativas por todo o Brasil, deve garantir a implementação de políticas públicas com o objetivo de combater a pobreza menstrual. Destaco ainda que desde que iniciamos o mandato que temos discutido esse assunto e provocado o poder executivo municipal, que por sua vez não nos deu devolutiva ignorando o assunto, não dando resposta até a presente data. Ainda defendendo esta pauta tão urgente que indicamos a Prefeitura de Cáceres a compra de máquinas capazes de fabricar fraldas e absorventes, a serem distribuídas de modo gratuito ou a custo simbólico. As máquinas de fabricação ainda iriam fomentar o trabalho de mulheres em cooperativas, associações, grupos, coletivos e até com mulheres internas de unidades prisionais, promovendo inclusão social e a combatendo a pobreza menstrual, problema que afeta nossas meninas e mulheres mais vulneráveis”.

Ainda por intermédio e convite do mandato da Vereadora Mazéh Silva a Eng Agrônoma Cidinha da FASE, como é carinhosamente conhecida, utilizou a Tribuna Livre para discursar sobre os 60 Anos da instituição completados neste mês de novembro. Ocorreu também a entrega da moção de aplausos a FASE indicada por Mazéh a mesa diretora da CMC. A Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional é uma associação brasileira, com sede central no Rio de Janeiro fundada em 1961 e que é a mais antiga ONG do Brasil em atividade. A ONG desenvolve, acompanha e apoia projetos de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

Vereadora Mazéh (PT), Cidinha da FASE, EngAgronômaKésia Cristina

A convite da vereadora Mazéh que discursando em plenário prestou seu apoio a classe de professores e professoras do município, ela que também é professora municipal. A Sessão plenária houve forte participação dos educadores do município que estão a requerer da Prefeitura que a sobra do orçamento anual do FUNDEB seja rateado entre os mesmos, como  previsto no Art. 22 da Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que determina a destinação de pelo menos 60% dos recursos do FUNDEB ao pagamento dos profissionais do magistério da Educação Básica em efetivo exercício.

Professores compareceram “em massa” à Sessão, reivindicando a possível sobra do FUNDEB – Assessoria

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui