Cidade
EM DISCUSSÃO: ÁGUA DE CÁCERES
SAEC é a nossa Petrobrás!
Temos que redobrar
a fiscalização, alerta Café no Bule
ASSESSORIA
O vereador Edmilson Campos (Café no Bule) – Líder da Oposição ao Modelo de Gestão do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) na Câmara Municipal conseguiu aprovar por unanimidade na última sessão do Legislativo Cacerense um requerimento que cobra da prefeitura uma radiografia completa da situação econômica do Serviço de Água e Esgoto de Cáceres. Em setembro de 2013 a prefeitura reassumiu o gerenciamento do SAEC e agora um ano depois a atual administração pretende mudar o modelo de gestão administrativa do Serviço de Água e Esgoto de Cáceres transformando-o em uma Autarquia de Direito Público.
“SAEC é a nossa Petrobras, ou seja, a maior empresa pública municipal. Altamente lucrativa. O prefeito não pode mudar o modelo de gestão administrativa do serviço sem discutir amplamente com a população que é a maior interessada. Vou exigir realização de audiências públicas para ouvir a nossa população a respeito do que ela deseja, pois essa mudança poderá representar mais despesas com a criação de novos cargos e novos aumentos da tarifa d’água” declara Café no Bule.
Toda essa discussão se deve ao Projeto de Lei Complementar nº 08 de 13 de outubro de 2014 de autoria do Executivo Municipal que pretende criar o Serviço de Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos Sólidos do Município de Cáceres. De acordo com o projeto serão criados novos cargos comissionados como Gerente Executivo, Assessor Jurídico e Coordenador Administrativo e Financeiro, além de dar autonomia ao prefeito para ele contratar empresas terceirizadas, firmar parcerias e determinar reajustes tarifários sem a autorização do legislativo.
“A nossa população está pagando uma das contas d’água mais caras de Mato Grosso e muitas vezes sem ter o produto nas torneiras. Não podemos aceitar que o prefeito que só pensa em melhorar a arrecadação do município na maioria das vezes tirando o couro do nosso povo mude o modelo de gestão do SAEC sem uma discussão mais ampla, pois isso poderá custar muito caro para a municipalidade” alerta Edmilson Campos (Café no Bule)
As discussões em torno dessa questão poderão aumentar, pois o vereador Edmilson Campos (Café no Bule) – Líder da Oposição conseguiu o apoio de mais 7 vereadores sendo eles: Tarcísio Paulino (PSB), Félix Alvares (Solidariedade), Valdeníria Dutra Ferreira (PSD), Domingos Oliveiras dos Santos (PSC), Alvasir Ferreira de Alencar (PP), Sebastião Pinheiro Duarte (PRTB) e Marcinho Lacerda (PMDB).
“A Câmara de Vereadores onde estão os legítimos fiscais do povo não irá votar nenhum projeto de grande interesse da nossa população sem antes ouvi-la. Vamos discutir amplamente ponto a ponto desse projeto que prevê a mudança do modelo de gestão do SAEC para depois colocarmos em votação” Concluiu Café no Bule.