Destaque
Empreendedorismo Universitário
Publicado
8 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Barra do Bugres recebe
1º Encontro Estadual de Empreendedorismo
Universitário da Unemat
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou de 8 a 11 de novembro a 1ª edição do Encontro Estadual de Empreendedorismo Universitário (EWeek), em Barra do Bugres. O evento reuniu 250 participantes de Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Sinop e Tangará da Serra.
O E-Week apresentou 18 desafios reais de indústrias de todo o país e de segmentos distintos como agroindústria, arquitetura e engenharia, inclusão social, tecnologias, entre outros. A coordenadora geral do evento e idealizadora do projeto, professora Jussara de Araújo, destaca que o apoio dos parceiros foi fundamental para o EWeek. “Através do Senai, pudemos aplicar na prática os conceitos de empreendedorismo aos desafios propostos pelas demandas das indústrias, exercitando o perfil empreendedor dos universitários para que criassem o hábito de desenvolver esse raciocínio durante sua carreira profissional”. O 1º EWeek ofereceu troféus para os dois primeiros lugares, além de uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil para o grupo que conquistou a primeira colocação e kits de brindes dos patrocinadores para o segundo.
As oficinas, palestras e mentorias foram dirigidos por profissionais de diversos lugares do país, como Ana Carla Albuquerque da Cunha Marinho, do Porto Social, de Recife, Pernambuco; Ana da Hora, do Makerspace Olabi, do Rio de Janeiro; Diogo Tedesco, do Google de São Paulo; Gabriela Ichimura, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Nilton Netto, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); e Saulo Rocha, do Instituto Jovem Empreendedor, de Cuiabá; além de palestras sobre o Startup Weekend, por Carolina Vaez, da Start Tech Cuiabá, e ‘Bitcoin: A moeda do futuro?’, pelo professor Allan Karly Luizi, da Unemat.
O Encontro contou com a parceria de várias instituições, como o Serviço Nacional de Indústria (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic), além do aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Os participantes formaram 17 grupos: Alcateia, Alpha Tech, Anarcoin, Chacal, Desempedidos SA, Desinformados, F5, Girls Boss, Integração, Love Beer, Muba, Os Weeks, Petrus, Rocha, Wenri Company, Winks e Winners.
Após receberem o treinamento das oficinas, os alunos fizeram apresentações para a banca examinadora de soluções propostas, que foi composta por empresários da região e profissionais da área do empreendedorismo. A banca foi formada pelo professor Allan Karly Luizi; Dante Petroni, da Usina Barrálcool; Gabriela Ichimura, da Firjan; Layla Teixeira, do Senai de Cuiabá; Rafael Galiassi Cotrim, das Academias Fênix; e Renan Arruda Santos, da J. Castro Construtora e Incorporadora.
O vencedor do Desafio EWeek foi o grupo Chacal, levando para casa o prêmio. A equipe é composta pelos alunos Ana Paula Vieira da Silva, Bianca Isabelle Rosa dos Santos, Eduardo Gabriel Lopes Freitas, Francielle Furtado dos Santos, Jonathan Queiroz Moreira, Kesley Magalhães e Natália Hortencia da Unemat de Barra do Bugres, e Thales Adriano Vaz da Rocha, do IFMT de Campo Novo do Parecis.
Com uma diferença de apenas 10 pontos para o primeiro colocado, o grupo Winners conquistou o segundo lugar. A equipe foi formada pelos alunos Erica Mariana da Silva, Isamara do Valle Andrade, Kauany Deodato, Klinsmann Morais, Raniely Ribeiro e Raul Gonçalves, da Unemat de Barra do Bugres, e Agnes Emanuelly Souza Oliveira, da Unemat de Cáceres.
A terceira colocação ficou com o grupo Desinformados, composto por Ananda Amaro, Beatriz Regina Fernandes, Ellen Marques, Gabriela Hirata, Matheus Araújo e Nathália Hevelin Daniel da Costa, da Unemat de Barra do Bugres, e Diego Gomes, do IFMT de Campo Novo do Parecis.
A professora Jussara de Araújo complementa que a resposta superou as expectativas da organização e que já estão motivados para 2018 e que, como o evento é de cunho estadual, a ideia é que a cada ano ele seja realizado numa cidade diferente “O sucesso do evento este ano já criou expectativa para a próxima edição, tanto nos mentores, quanto nos participantes. A comissão irá decidir no final deste ano onde será a edição 2018”.

Política

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas

Prefeita Eliene chama presidente da Câmara de louco e psicopata; Negação convoca coletiva e promete resposta firme

NEGAÇÃO EM AÇÃO: Presidente da Câmara propõe programa ambiental, homenagens e melhorias para zona rural de Cáceres

Proposta inédita de vereadora Magaly pode garantir salas humanizadas para mães que perderam bebês em hospitais de Mato Grosso
Cidade

“Quem tem medo do Free Shop de Cáceres é o contrabando”, diz Pastorello

“Bom dia Prefeita: Até quando vamos esperar uma tragédia?” – Morador clama por socorro em cruzamento perigoso de Cáceres/MT

OAB Cáceres manifesta-se contra reajuste da UFIC e propõe revisão da “Tabela do ISSQN”

Pastorello exige transparência na aplicação dos R$ 3 milhões recebidos após enchente de 2024

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário
