Educação
ENEM 2024: Aberto o prazo para solicitar reaplicação das provas
Inscritos no Enem têm até sexta-feira para justificar ausência com documentos e solicitar nova chance de realização das provas
Começa nesta segunda-feira (11) o prazo para os candidatos que não puderam comparecer aos dias de aplicação do Enem 2024 solicitarem a reaplicação das provas. Os pedidos podem ser feitos até as 23h59 de sexta-feira (15) por meio da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A oportunidade é válida para inscritos que enfrentaram problemas logísticos ou que foram impedidos de comparecer devido a doenças listadas no edital.
Para solicitar a reaplicação, o participante deverá apresentar documentação comprobatória, conforme especificado nas regras do Inep. Segundo o edital, a ausência precisa ser justificada com um documento legível e em português que detalhe o motivo da falta, seja um laudo médico ou notificação de desastres naturais, a depender do caso. Entre as doenças contempladas estão covid-19, varíola, sarampo e meningite, entre outras. Problemas como falta de energia elétrica, desastres naturais e erros nos procedimentos de aplicação também são justificativas válidas, desde que documentadas.
Critérios e processo de reaplicação: O candidato que solicitar a reaplicação terá seu pedido analisado individualmente. O envio dos documentos é uma condição essencial, mas não garante a aprovação automática do pedido. A decisão final será comunicada ao participante pelo Inep, e somente com a aprovação é que o candidato terá direito à nova prova. As novas datas para a aplicação são 10 e 11 de dezembro, quando os candidatos responderão a 180 questões de múltipla escolha em áreas como Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A prova de redação também estará presente, com tema exclusivo para essa etapa, assegurando igualdade de condições para todos os participantes.
Limitações na acessibilidade e exclusões: Vale ressaltar que, apesar da inclusão de intérprete de Libras, a reaplicação não contará com recursos de acessibilidade como a videoprova em Língua Brasileira de Sinais e leitor de tela. Participantes que faltaram ao Enem por motivos que não estão previstos no edital, ou que abandonaram a prova por indisposição sem comprovação formal, não poderão solicitar a reaplicação. Nesses casos, as notas obtidas nas provas realizadas servirão apenas como autoavaliação, sem valor para concorrência oficial.
Consulta ao resultado e próxima etapa: Os candidatos que tiverem seus pedidos de reaplicação aprovados poderão acessar as informações sobre o local e horário da prova na página do participante. O resultado das provas de reaplicação será divulgado junto com o das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.
Com o objetivo de garantir a equidade entre os participantes, o Inep adota normas rigorosas e procedimentos bem definidos para a reaplicação do Enem, proporcionando uma oportunidade justa aos candidatos que, por questões alheias à sua vontade, não puderam participar da prova regular.
Jornal O Comunitário – Da Redação/Agência Brasil
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615