Política
Enevilton Deluqui defende políticas públicas para jovens e revitalização de espaços esportivos em Cáceres

Policial penal e candidato a vereador aposta no esporte e na qualificação profissional para transformar a realidade da juventude local

Enevilton Deluqui (PP), policial penal na cadeia pública de Cáceres, nas eleições 2024, busca uma cadeira na Câmara Municipal com propostas voltadas à criação de oportunidades para os jovens. Deluqui acredita que o desenvolvimento de políticas públicas que integrem educação, esporte e qualificação profissional pode mudar o destino de muitos jovens da cidade. “Precisamos dar a eles uma base sólida para uma vida adulta próspera”, afirma o candidato, que tem como prioridade ações que envolvem também o fortalecimento de laços familiares e comunitários.
Filho de uma tradicional família cacerense, Deluqui tem uma história de superação. Ele cresceu em um ambiente humilde e trabalhou em diversos empregos, desde vendedor de lanches até ajudante de pedreiro. Mesmo com dificuldades, nunca abandonou o sonho de contribuir para a melhoria de sua cidade. Após servir o Exército Brasileiro por oito anos e se dedicar aos estudos por dois anos, foi aprovado no concurso público para policial penal.
Como presidente do bairro Maracanãzinho, Enevilton continua à frente de diversas ações de melhoria para sua comunidade. Ele, ainda, defende que a juventude precisa de maior atenção do poder público, principalmente no que diz respeito ao esporte, que ele considera essencial para manter os jovens longe da criminalidade. “O esporte é um caminho para manter os jovens ocupados, longe das más influências. Uma criança ou adolescente que se dedica ao esporte não terá tempo para se envolver com o que não é legal”, argumenta.

Para Deluqui, Cáceres dispõe de diversos espaços que poderiam ser revitalizados para incentivar a prática esportiva. Praças e campinhos, muitas vezes abandonados, poderiam ser transformados em locais de lazer e desenvolvimento para a juventude, proporcionando não só momentos de diversão, mas também de integração social.
Outro ponto defendido pelo candidato é o incentivo à profissionalização dos jovens e adultos de Cáceres. Ele lembra o impacto econômico positivo que o antigo frigorífico trouxe à cidade, gerando empregos diretos e indiretos. Deluqui propõe a reativação de setores que possam novamente aquecer a economia local e oferecer mais oportunidades de emprego. “A cidade precisa de mais cursos profissionalizantes, parcerias com o setor privado e programas que ajudem os jovens a conquistarem o primeiro emprego”, explica.
Ciente dos desafios, Deluqui acredita que sua força de trabalho e experiência em diferentes setores da sociedade são seus maiores diferenciais. Como pai de adolescentes, ele deseja que seus filhos e os filhos de outros moradores de Cáceres possam ter um futuro melhor na cidade, sem a necessidade de buscar oportunidades em outros lugares. “Cáceres tem muito potencial, e eu quero lutar para que nossos jovens possam sonhar e realizar seus sonhos aqui”, conclui.
Jornal O Comunitário – Da Redação
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615
