Conecte-se conosco

Cidade

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário

Publicado

em

Deputados aprovam por unanimidade projeto que cria regras especiais de ICMS para lojas francas em cidades de fronteira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 797/2025, que cria um regime tributário específico para lojas francas, os chamados free shops, no município de Cáceres. A proposta foi votada em regime de urgência e passou por unanimidade, em segunda votação, durante sessão ordinária.

Deputados estaduais aprovam projeto que cria incentivos fiscais para lojas francas em Cáceres, cidade de fronteira com a Bolívia — Foto: GILBERTO LEITE/ALMT

Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do governador.

O novo regime, chamado Cidades Gêmeas/ICMS-MT, prevê isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos industrializados que entram, saem ou são vendidos por free shops instalados em municípios de Mato Grosso considerados “cidades gêmeas” de cidades estrangeiras, como é o caso de Cáceres, que faz fronteira com a Bolívia.

A medida está amparada por convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), como o ICMS 91/91 e o ICMS 4/2014, e segue normas da legislação federal sobre lojas francas.

Segundo o projeto, as isenções incluem: Venda de produtos industrializados por free shops; Envio de mercadorias para essas lojas; Importação de produtos para comercialização nas lojas francas.

Em contrapartida, as empresas beneficiadas devem repassar 5% do valor das operações com isenção de ICMS ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS/MT), como forma de compensação social.

O governo justifica a iniciativa como uma estratégia para desenvolver a região oeste do estado, dinamizar a economia local e preparar o comércio fronteiriço para competir com o exterior.

Mesmo que atualmente apenas Cáceres esteja oficialmente na lista de cidades gêmeas, o projeto já abre caminho para que outras localidades mato-grossenses possam receber o mesmo tratamento caso venham a ser reconhecidas no futuro.

Durante a votação, parlamentares comemoraram o avanço. O deputado Wilson Santos (PSD) chamou a data de “um dia histórico para a Grande Cáceres”. Já o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), ressaltou o empenho dos deputados ao realizarem três sessões no mesmo dia para garantir a aprovação da proposta.

Jornal O Comunitário News – Da Redação/Flávio Garcia

Anúncio Patrocinado

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO NEWS – PIX 65998011615

Anúncio Patrocinado

Política

Cidade