Municípios têm até julho para promover suas conferências locais e garantir voz na construção de políticas urbanas mais justas e sustentáveis
Cáceres/MT ainda pode se mobilizar para participar da 6ª Conferência Estadual das Cidades. Municípios têm até 20 de julho para realizar suas etapas locais e garantir voz na construção de políticas urbanas mais justas e sustentáveis para todos. Participar é planejar o futuro da cidade – FOTO: Reprodução
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2025, Cuiabá será sede da 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento tem como objetivo reunir sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais, empresas e instituições para debater soluções para o desenvolvimento urbano em Mato Grosso.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência busca integrar propostas para habitação, mobilidade, saneamento, uso do solo, meio ambiente, segurança pública, digitalização e outras pautas urbanas.
Antes disso, os municípios precisam realizar suas conferências locais até o dia 20 de julho, elegendo delegados e levantando propostas. Até agora, apenas Sapezal e Marcelândia organizaram suas etapas municipais.
A programação estadual contará com painéis, grupos de discussão e plenárias, com a participação de 634 delegados representando os mais diversos setores. Além de elaborar um relatório com prioridades para Mato Grosso, o evento também escolherá os representantes do estado para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para acontecer em Brasília.
A participação da população é fundamental para garantir cidades mais humanas, bem planejadas e com qualidade de vida. Se sua cidade ainda não organizou sua conferência municipal, é hora de cobrar e participar!
Jornal O Comunitário News – Da Redação
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO NEWS – PIX 65998011615