“Com amor & carinho as peças se encaixam”: A necessidade de uma atenção mais cuidadosa e respeitosa às diversidades
Arquivo/Reprodução/Assessoria
A FAPAN – Faculdade do Pantanal -, em parceria com o IDOMED – Instituto de Educação Médica -, realizou com sucesso o “I Simpósio de Ciências da Saúde”, abordando temas essenciais sobre diversidade, inclusão, capacitismo e os direitos humanos do autista. O evento reuniu especialistas renomados e a comunidade acadêmica em um espaço de debate e sensibilização.
Mediado pela “Profa. Mestre Juliana Gutierrez”, o simpósio contou com a presença de diversos profissionais de destaque, entre eles: Dra. Raysa – Médica pediatra; Luciana Mendonça – Psicóloga; Dra. Mireli – Neurologista; Dra. Iara – Psicóloga; Dra. Andreia – Advogada e mãe atípica; Dra. Débora Pacheco – Advogada e graduanda em Medicina.
Arquivo/Reprodução/Assessoria
Um dos momentos mais emocionantes foi a participação de três mães atípicas, que compartilharam seus desafios diários na criação de filhos autistas, sensibilizando os participantes e reforçando a importância de uma sociedade inclusiva.
Durante o simpósio, foram abordados temas fundamentais, como o manejo clínico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a legislação referente ao autismo e a relevância do conhecimento sobre o tema. O debate sobre inclusão foi central nas discussões, ressaltando a necessidade de uma atenção mais cuidadosa e respeitosa às diversidades.
Arquivo/Reprodução/Assessoria
A ampla participação dos estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Fapan demonstrou o compromisso da instituição em promover discussões que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias.
Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria Dra. Débora Pacheco
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615