Conecte-se conosco

Manchete

Íntegra do discurso lido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na COP27

Publicado

em

Na data de 16 de novembro do ano de 2022.

Em primeiro lugar, quero agradecer a oportunidade de estar aqui no Egito, berço da civilização, que desempenhou um papel extraordinário na história da humanidade.

Lula na COP-27. Foto: Ricardo Stuckert

Quero também agradecer o convite para participar da vigésima sétima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Sinto-me especialmente honrado, porque sei que este convite não foi dirigido a mim, mas ao meu país.

Este convite, feito a um presidente recém-eleito antes mesmo de sua posse, é o reconhecimento de que o mundo tem pressa de ver o Brasil participando novamente das discussões sobre o futuro do planeta e de todos os seres que nele habitam.

O planeta que a todo momento nos alerta de que precisamos uns dos outros para sobreviver. Que sozinhos estamos vulneráveis à tragédia climática.

No entanto, ignoramos esses alertas. Gastamos trilhões de dólares em guerras que só trazem destruição e mortes, enquanto 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm o que comer.

Vivemos um momento de crises múltiplas – crescentes tensões geopolíticas, a volta do risco da guerra nuclear, crise de abastecimento de alimentos e energia, erosão da biodiversidade, aumento intolerável das desigualdades.

São tempos difíceis. Mas foi nos tempos difíceis e de crise que a humanidade sempre encontrou forças para enfrentar e superar desafios.

Precisamos de mais confiança e determinação. Precisamos de mais liderança para reverter a escalada do aquecimento.

Os acordos já finalizados têm que sair do papel.

Para isso, é preciso tornar disponíveis recursos para que os países em desenvolvimento, em especial os mais pobres, possam enfrentar as consequências de um problema criado em grande medida pelos países mais ricos, mas que atinge de maneira desproporcional os mais vulneráveis.

Senhores e senhoras

Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes – e não apenas uma minoria privilegiada.

Anúncio Patrocinado

O Brasil acaba de passar por uma das eleições mais decisivas da sua história. Uma eleição observada com atenção inédita pelos demais países.

Primeiro, porque ela poderia ajudar a conter o avanço da extrema-direita autoritária e antidemocrática e do negacionismo climático no mundo.

E também porque do resultado da eleição no Brasil dependia não apenas a paz e o bem estar do povo brasileiro, mas também a sobrevivência da Amazônia e, portanto, do nosso planeta.

Ao final de uma disputa acirrada, o povo brasileiro fez a sua escolha, e a democracia venceu. Com isso, voltam a vigorar os valores civilizatórios, o respeito aos direitos humanos e o compromisso de enfrentar com determinação a mudança climática.

O Brasil já mostrou ao mundo o caminho para derrotar o desmatamento e o aquecimento global. Entre 2004 e 2012, reduzimos a taxa de devastação da Amazônia em 83%, enquanto o PIB agropecuário cresceu 75%.

Infelizmente, desde 2019, o Brasil enfrenta um governo desastroso em todos os sentidos – no combate ao desemprego e às desigualdades, na luta contra a pobreza e a fome, no descaso com uma pandemia que matou 700 mil brasileiros, no desrespeito aos direitos humanos, na sua política externa que isolou o país do resto do mundo, e também na devastação do meio ambiente.

Não por acaso, a frase que mais tenho ouvido dos líderes de diferentes países é a seguinte:

“O mundo sente saudade do Brasil.”

Quero dizer que o Brasil está de volta.

Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome no mundo.

Anúncio Patrocinado

Para cooperar outra vez com os países mais pobres, sobretudo da África, com investimentos e transferência de tecnologia.

Para estreitar novamente relações com nossos irmãos latino-americanos e caribenhos, e construir junto com eles um futuro melhor para nossos povos.

Para lutar por um comércio justo entre as nações, e pela paz entre os povos.

Voltamos para ajudar a construir uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multipolaridade.

Voltamos para propor uma nova governança global. O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito a alguns poucos, para a efetiva promoção do equilíbrio e da paz.

No pronunciamento que fiz ao fim da eleição no Brasil, em 30 de outubro, ressaltei a importância de unir o país, que foi dividido ao meio pela propagação em massa de fake news e discursos de ódio.

Naquela ocasião, eu disse que não existem dois Brasis. Quero dizer agora que não existem dois planetas Terra. Somos uma única espécie, chamada Humanidade, e não haverá futuro enquanto continuarmos cavando um poço sem fundo de desigualdades entre ricos e pobres.

Precisamos de mais empatia uns com os outros. Precisamos construir confiança entre nossos povos. Precisamos nos superar e ir além dos nossos interesses nacionais imediatos, para que sejamos capazes de tecer coletivamente uma nova ordem internacional, que reflita as necessidades do presente e nossas aspirações de futuro.

Estou aqui hoje para reafirmar o inabalável compromisso do Brasil com a construção de um mundo mais justo e solidário.

Senhoras e senhores

Anúncio Patrocinado

A Organização Mundial da Saúde alerta que a crise climática compromete vidas e gera impactos negativos na economia dos países.

Segundo projeções da Organização, entre 2030 e 2050 o aquecimento global poderá causar aproximadamente 250 mil mortes adicionais ao ano – por desnutrição, malária, diarreia e estresse provocado pelo calor excessivo.

O impacto econômico de todo esse processo, apenas no que se refere aos custos de danos diretos à saúde, é estimado pela OMS entre 2 a 4 bilhões de dólares por ano até 2030.

Ninguém está a salvo.

Os Estados Unidos convivem com tornados e tempestades tropicais cada vez mais frequentes e com potencial destrutivo sem precedentes.

Países insulares estão simplesmente ameaçados de desaparecer.

No Brasil, que é uma potência florestal e hídrica, vivemos em 2021 a maior seca em 90 anos, e fomos assolados por enchentes de grandes proporções que impactaram milhões de pessoas.

A Europa enfrenta uma série de fenômenos meteorológicos e climáticos extremos em várias partes do continente – de incêndios devastadores a inundações que causam um número inédito de mortes.

Apesar de ser o continente com a menor taxa de emissão de gases do efeito estufa do planeta, a África também vem sofrendo eventos climáticos extremos.

Enchentes e secas no Chade, Nigéria, Madagascar e parte da Somália.

Anúncio Patrocinado

Elevação do nível dos mares, que num futuro próximo será catastrófica para as dezenas de milhões de egípcios que vivem no Delta do rio Nilo.

Repito: ninguém está a salvo. A emergência climática afeta a todos, embora seus efeitos recaiam com maior intensidade sobre os mais vulneráveis.

A desigualdade entre ricos e pobres manifesta-se até mesmo nos esforços para a redução das mudanças climáticas.

O 1 por cento mais rico da população do planeta vai ultrapassar em 30 vezes o limite das emissões de gás carbônico necessário para evitar que o aumento da temperatura global ultrapasse a meta de 1,5 grau centígrado até 2030.

Este 1 por cento mais rico está a caminho de emitir 70 toneladas de gás carbônico per capita por ano. Enquanto isso, os 50 por cento mais pobres do mundo emitirão, em média, apenas uma tonelada per capita, segundo estudo produzido pela ONG Oxfam e apresentado na COP 26.

Por isso, a luta contra o aquecimento global é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo.

Senhores e senhoras

Não há segurança climática para o mundo sem uma Amazônia protegida. Não mediremos esforços para zerar o desmatamento e a degradação de nossos biomas até 2030, da mesma forma que mais de 130 países se comprometeram ao assinar a Declaração de Líderes de Glasgow sobre Florestas.

Por esse motivo, quero aproveitar esta Conferência para anunciar que o combate à mudança climática terá o mais alto perfil na estrutura do meu governo.

Vamos priorizar a luta contra o desmatamento em todos os nossos biomas. Nos três primeiros anos do atual governo, o desmatamento na Amazônia teve aumento de 73 por cento.

Anúncio Patrocinado

Somente em 2021, foram desmatados 13 mil quilômetros quadrados.

Essa devastação ficará no passado.

Os crimes ambientais, que cresceram de forma assustadora durante o governo que está chegando ao fim, serão agora combatidos sem trégua.

Vamos fortalecer os órgão de fiscalização e os sistemas de monitoramento, que foram desmantelados nos últimos quatro anos.

Vamos punir com todo o rigor os responsáveis por qualquer atividade ilegal, seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida.

Esses crimes afetam sobretudo os povos indígenas.

Por isso, vamos criar o Ministério dos Povos Originários, para que os próprios indígenas apresentem ao governo propostas de políticas que garantam a eles sobrevivência digna, segurança, paz e sustentabilidade.

Os povos originários e aqueles que residem na região Amazônica devem ser os protagonistas da sua preservação. Os 28 milhões de brasileiros que moram na Amazônia têm que ser os primeiros parceiros, agentes e beneficiários de um modelo de desenvolvimento local sustentável, não de um modelo que ao destruir a floresta gera pouca e efêmera riqueza para poucos, e prejuízo ambiental para muitos.

Vamos provar mais uma vez que é possível gerar riqueza sem provocar mais mudança climática. Faremos isso explorando com responsabilidade a extraordinária biodiversidade da Amazônia, para a produção de medicamentos e cosméticos, entre outros.

Vamos provar que é possível promover crescimento econômico e inclusão social tendo a natureza como aliada estratégica, e não mais como inimiga a ser abatida a golpes de tratores e motosserras.

Anúncio Patrocinado

Tenho o prazer de informar que logo após nossa vitória na eleição de 30 de outubro, Alemanha e Noruega anunciaram a intenção de reativar o Fundo Amazônia, para financiar medidas de proteção ambiental na maior floresta tropical do mundo.

O Fundo dispõe hoje de mais de 500 milhões de dólares, que estão congelados desde 2019, devido à falta de compromisso do governo atual com a proteção da Amazônia.

Estamos abertos à cooperação internacional para preservar nossos biomas, seja em forma de investimento ou pesquisa científica.

Mas sempre sob a liderança do Brasil, sem jamais renunciarmos à nossa soberania.

Conjugar desenvolvimento e meio ambiente também é investir nas oportunidades criadas pela transição energética, com investimentos em energia eólica, solar, hidrogênio verde e biocombustíveis. São áreas nas quais o Brasil tem um potencial imenso, em particular no Nordeste brasileiro, que apenas começou a ser explorado.

Cuidar das questões ambientais também é melhorar a qualidade de vida e as oportunidades nos centros urbanos. Fornecer alternativas de meios de transporte com menor impacto ambiental.

Gerar empregos em indústrias menos poluentes na cadeia industrial da reciclagem, que melhora o aproveitamento das matérias primas, e no saneamento básico, que protege a nossa saúde e nossos rios cuidando da água, elemento indispensável para a vida.

A produção agrícola sem equilíbrio ambiental deve ser considerada uma ação do passado. A meta que vamos perseguir é a da produção com equilíbrio, sequestrando carbono, protegendo a nossa imensa biodiversidade, buscando a regeneração do solo em todos os nossos biomas, e o aumento de renda para os agricultores e pecuaristas.

Estou certo de que o agronegócio brasileiro será um aliado estratégico do nosso governo na busca por uma agricultura regenerativa e sustentável, com investimento em ciência, tecnologia e educação no campo, valorizando os conhecimentos dos povos originários e comunidades locais. No Brasil há vários exemplos exitosos de agroflorestas.

Temos 30 milhões de hectares de terras degradadas. Temos conhecimento tecnológico para torná-las agricultáveis. Não precisamos desmatar sequer um metro de floresta para continuarmos a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Anúncio Patrocinado

Este é um desafio que se impõe a nós brasileiros e aos demais países produtores de alimentos. Por isso estamos propondo uma Aliança Mundial pela Segurança Alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática.

Quero aproveitar a ocasião para garantir que o acordo de cooperação entre Brasil, Indonésia e Congo será fortalecido pelo meu governo.

Juntos, nossos três países detêm 52 por cento das florestas tropicais primárias remanescentes no planeta.

Juntos, trabalharemos contra a destruição de nossas florestas, buscando mecanismos de financiamento sustentável, para deter o avanço do aquecimento global.

Quero também propor duas importantes iniciativas, a serem apresentadas formalmente pelo meu governo, que se iniciará no dia primeiro de janeiro de 2023.

A primeira iniciativa é a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica.

Para que Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela possam, pela primeira vez, discutir de forma soberana a promoção do desenvolvimento integrado da região, com inclusão social e responsabilidade climática.

A segunda iniciativa é oferecer o Brasil para sediar a COP 30, em 2025. Seremos cada vez mais afirmativos diante do desafio de enfrentar a mudança do clima, alinhados com os compromissos acordados em Paris e orientados pela busca da descarbonização da economia global.

Enfatizo ainda que em 2024 o Brasil vai presidir o G20. Estejam certos de que a agenda climática será uma das nossas prioridades.

Senhoras e senhores

Anúncio Patrocinado

Em 2009, os países presentes à COP 15 em Copenhague comprometeram-se em mobilizar 100 bilhões de dólares por ano, a partir de 2020, para ajudar os países menos desenvolvidos a enfrentarem a mudança climática.

Este compromisso não foi e não está sendo cumprido.

Isso nos leva a reforçar, ainda mais, a necessidade de avançarmos em outro tema desta COP 27: precisamos com urgência de mecanismos financeiros para remediar perdas e danos causados em função da mudança do clima.

Não podemos mais adiar esse debate. Precisamos lidar com a realidade de países que têm a própria integridade física de seus territórios ameaçada, e as condições de sobrevivência de seus habitantes seriamente comprometidas.

É tempo de agir. Não temos tempo a perder. Não podemos mais conviver com essa corrida rumo ao abismo.

Se pudermos resumir em uma única palavra a contribuição do Brasil neste momento, que essa palavra seja aquela que sustentou o povo brasileiro nos tempos mais difíceis: Esperança.

A esperança combinada com uma ação imediata e decisiva, pelo futuro do planeta e da humanidade.

Muito obrigado a todos“.

Luiz Inácio Lula da Silva

ASSESSORIA

Anúncio Patrocinado

Anúncio Patrocinado

Região

Região

Ministério Público acusa compra de votos e pede cassação do mandato de Mirim

Festa com promessas de cargos e casas populares leva Ministério Público a pedir cassação de “Mirim” e seu vice O...

Região

NORTE SHOW 2025: Feira cresce e marca lançamento para 21 de setembro

A maior feira de agronegócio da região expande área e inicia vendas de estandes com expectativa de superar público e...

Região

PRAGA NO FEIJÃO: Entidades se reúnem para debater soluções para infestação da mosca branca

O debate conjunto facilita o processo para solucionar o problema Com a safra 2023/24 com problemas causados pela mosca branca,...

Região

Prefeito de Mirassol D’Oeste registra BO contra Vereadora Idene

O Gestor alega que as declarações feitas no vídeo são falsas e prejudiciais à sua imagem e à administração municipal...

Região

Gestão Hector sob fogo cruzado: Fraude em Licitação expõe corrupção em Mirassol D’Oeste

MPMT: Denúncias de improbidade administrativa revelam irregularidades em contratos de pavimentação asfáltica A cidade de Mirassol D’Oeste, situada a cerca...

Região

Cavalhada e Dança dos Mascarados: Tradição de Poconé

Fortalecimento da Identidade Cultural e Comunitária No último sábado, 22, a Cavalhada de Poconé, uma das manifestações culturais mais emblemáticas...

Região

Vale do Araguaia inaugura “Centro de Distribuição de Sementes”

O centro de distribuição possui capacidade de armazenamento de sementes para 100 mil hectares de soja A cidade de Água...

Região

Convite Especial: Participe da 1ª Festa do Milho em Curvelândia! Começa hoje

A entrada é gratuita, e contamos com a sua ilustre presença para abrilhantar ainda mais este momento especial Venha celebrar...

Região

Delícias e Tradições: 1ª Festa do Milho de Curvelândia, realizada pelo Instituto Brasil acontece neste final de semana

A Festa do Milho tem o objetivo de promover e valorizar a cultura agrícola fundamental em Mato Grosso A 1ª...

Região

Desafios orçamentários e compromisso organizacional provocam o adiamento da “1ª Festa do Milho” em Curvelândia/MT

A decisão de adiar a festa foi motivada pelo atraso na abertura do Orçamento do Governo do Estado de Mato...

Anúncio Patrocinado

Cidade

Cidade

Cézare Pastorello exige agilidade do Executivo para implementar o Plano Diretor e regulamentar o uso do solo em Cáceres

Vereador solicita ao Executivo que cumpra prazos e regulamente o parcelamento, uso e ocupação do solo para promover o desenvolvimento...

Cidade

INAUGURAÇÃO DO AGRO MAKER em Cáceres, impulsionando a inovação na agricultura familiar

Evento será realizado no sábado, dia 15 de março, às 10h30, no Distrito Nova Cáceres, em Mato Grosso No próximo...

Cidade

MOTOCICLISTAS NA CHUVA: cuidados essenciais para enfrentar os riscos

Chuva e alagamentos aumentam os riscos, mas com cuidados essenciais, é possível garantir a segurança dos motociclistas nas vias molhadas...

Cidade

Vereadora Magali apresenta propostas para proteção das mulheres e melhorias em Cáceres/MT

Magali defende a criação de uma Procuradoria Especial da Mulher e cobra ações urgentes para a educação e infraestrutura no...

Cidade

Legado de Adilson Domingos dos Reis é eternizado com nome da ZPE de Cáceres

Projeto de Lei de autoria do deputado Max Russi é aprovado, fazendo justiça ao legado de Adilson, que dedicou sua...

Cidade

Contribuintes de Cáceres têm até 10 de março para garantir desconto no IPTU 2025

Prefeitura oferece até 20% de abatimento para o pagamento em cota única. Oportunidade vale até 10 de março Os contribuintes...

Cidade

MUTIRÃO DE RECICLAGEM: A Cooperativa Cidade Limpa e o Grupo Lobo Guará juntos pela sustentabilidade

Classificação de materiais recicláveis, promovendo a limpeza e conscientização ambiental em Cáceres No último sábado, 22 de fevereiro, a Cooperativa...

Cidade

ANÁLISE: Vereador Cézare Pastorello fala sobre a aprovação do RGA e retirada dos jabutis

“O respeito aos princípios constitucionais, como a legalidade e a moralidade administrativa, é essencial para preservar os direitos dos servidores”...

Cidade

PARCERIA: Câmara de Vereadores e SENAC lançam Projeto “Encantos da Gastronomia” para eleger prato típico da cidade de Cáceres

A Câmara Municipal será o palco de um evento que visa valorizar a gastronomia local e impulsionar o turismo e...

Cidade

Vereadores aprovaram por unanimidade o Reajuste Geral Anual (RGA) para os Servidores de Cáceres

O RGA garante um reajuste de 4,77% aos servidores municipais de Cáceres, beneficiando diversas categorias profissionais A Câmara de Cáceres...

Anúncio Patrocinado

Saúde

Saúde

Exame que mapeia temperatura do corpo ajuda no diagnóstico de dores e inflamações

Termografia identifica áreas inflamadas e auxilia no tratamento de problemas musculoesqueléticos Pacientes com dores crônicas e inflamações musculoesqueléticas podem se...

Saúde

Vereadora Elis Enfermeira propõe ações de saúde e apoio às vítimas de violência em Cáceres

Propostas buscam levar saúde, acolhimento e reconstrução da dignidade para mulheres em situação de vulnerabilidade A vereadora Elis Enfermeira tem...

Saúde

DOENÇAS CARDIOVASCULARES: A principal causa de morte entre mulheres brasileiras

Infartos e hipertensão matam mais mulheres do que homens, mas o tema ainda é pouco discutido As doenças cardiovasculares continuam...

Saúde

Câmara de Cáceres aprova medidas para melhoria urbana e reforça cobrança de ações contra a dengue

Sessão ordinária resultou em mais de 30 proposituras aprovadas e destaque para requerimento sobre combate ao mosquito Aedes aegypti Na...

Saúde

MOSCA NA COMIDA: Pastorello propõe substituição das marmitex por vale-refeição após novos casos de insalubridade

Vereador pede solução para a alimentação de servidores da UPA de Cáceres após relato de ovos de mosca varejeira em...

Saúde

CARNAVAL 2025: Como se proteger das viroses durante a “Folia”

Especialistas alertam para a importância de cuidados com alimentação, hidratação, higiene e proteção contra doenças transmitidas por mosquitos durante o...

Saúde

Mato Grosso enfrenta alta nos casos de chikungunya e lidera índice de dor crônica no Brasil

Doença transmitida pelo Aedes aegypti deixa sequelas duradouras e afeta a mobilidade no dia a dia O estado do Mato...

Saúde

INCOERÊNCIA ABSURDA: Prefeita e Secretário de Saúde de Cáceres trocam sistema gratuito por pago em plena crise na saúde pública

Decisão desafiante de Eliene Liberato Dias e Cláudio Donatoni contraria lógica e compromete recursos fundamentais para o município em tempos...

Saúde

Cézare Pastorello questiona troca do sistema gratuito do Ministério da Saúde por sistema pago em Cáceres

Vereador exige transparência e análise técnica sobre a troca de sistema de gerenciamento de medicamentos em Cáceres O vereador Cézare...

Saúde

Vereador Jorge Augusto propõe alimentação gratuita para acompanhantes de pacientes na UPA

Propositura visa fornecer refeições gratuitas aos familiares que acompanham pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cáceres O vereador...

Anúncio Patrocinado

Política

Política

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Vereador busca recursos para implantação de unidade de saúde mental especializada para usuários de álcool e drogas O Vereador Cézare...

Política

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética

Vereador Franco Valério contesta postura de Negação e exige criação de comissão de ética para investigar irregularidades na gestão da...

Política

Cézare Pastorello critica falta de transparência na gestão de Eliene Liberato: “É uma vergonha!”

Vereador questiona a omissão de informações no Portal da Transparência e cobra explicações sobre a retirada de dados essenciais Na...

Política

TALISMÃ AUTOCENTER: Prefeita de Cáceres enfrenta crise financeira após acumular dívida de R$ 1,4 milhão

Requerimento de Flávio Negação pode cassar mandato da prefeita Eliene por falhas na administração pública A gestão da prefeita Antônia...

Política

Vereador Pastorello requer cumprimento da “Lei da Ficha Limpa” na Prefeitura de Cáceres

O edil requisitou documentação para garantir que os gestores municipais atendem aos critérios da legislação que visa assegurar a moralidade...

Política

Justiça suspende aumento salarial de Prefeita, Vice e Vereadores de Cáceres/MT

Decisão judicial questiona a validade da Lei Municipal nº 3.335/2024, que fixava aumentos expressivos nos subsídios de agentes políticos da...

Política

AGENDA: Governador Mauro Mendes e primeira-dama em Campo Verde e Carlinda nesta sexta-feira, 21

Mauro e Virginia Mendes vão vistoriar obras, inaugurar escola estadual e ponte e lançar a construção de apartamentos com subsídio...

Política

Bolsonaro supera Lula em segundo turno, aponta pesquisa

Ex-presidente teria 45,1% das intenções de voto contra 40,2% do petista. Lula empata com Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas...

Política

Aprovação de Lula cai a 42% e desaprovação sobe a 55%, aponta Paraná Pesquisas

Levantamento realizado em fevereiro de 2025 mostra uma queda na popularidade do presidente e aumento no índice de rejeição, com...

Política

Oposição critica denúncia da PGR contra Bolsonaro como perseguição política

Líderes oposicionistas afirmam que acusação carece de provas e questionam celeridade do inquérito A oposição ao governo se manifestou veementemente...

Anúncio Patrocinado

Coluna do Celso Antunes

Coluna do Celso Antunes

Conexão O Comunitário

Notícias, ideias e soluções para o nosso dia-a-dia Bem-vindo ao Conexão O Comunitário, a sua coluna de notícias que conecta...

Coluna do Celso Antunes

ELEIÇÕES 2024: Chuva que atingiu Cáceres recoloca Vice-Prefeito na disputa

“O Vice demonstrou habilidade ao liderar Operação de Resgate e Assistência às vítimas do alagamento” A intensa chuva de 200...

Coluna do Celso Antunes

Ex deputado de olho no União Brasil para disputar prefeitura de Cáceres

A cada dia que passa a disputa pela cadeira executiva fica ainda mais acirrada O médico e ex deputado estadual...

Coluna do Celso Antunes

Abordagem Holística

A Epidemia Silenciosa Nos recantos sombrios das cidades e nos corredores mais tranquilos dos subúrbios, um fenômeno nefasto e crescente...

Coluna do Celso Antunes

PAPO RETO “ALMT”

Projeto institui o Programa Bem-Estar Animal para tratamento de leishmaniose em MT Está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso...

Coluna do Celso Antunes

Lancha “Jesus” foi a mais atingida por rocha que desabou em Capitólio; veja vídeo

Segundo os bombeiros, todos os mortos na tragédia eram passageiros da embarcação. Como a sabedoria cristã explica tragédias como esta?...

Coluna do Celso Antunes

PAPO RETO

LIXO NA CALÇADA Já passou da hora da Prefeitura parar de alimentar esse “depósito” de lixo na calçada da Escola...

Coluna do Celso Antunes

PAPO RETO

ATERRO SANITÁRIO Assunto que provoca ruídos, tanto que Mazéh requer do Executivo e da Autarquia Águas do Pantanal que remova...

Anúncio Patrocinado

Internacional

Internacional

A luta pela tradição ou pela vida: O controverso mundo das touradas e o acidente de Emilio Macías

O incidente com o toureiro Emilio Macías reacende o debate sobre a segurança e os direitos dos animais nas tradicionais...

Internacional

Stop the habit of complaining and have a happier life

Transform your attitude. Constantly complaining only takes us away from the peace and blessings that God has for us Constantly...

Internacional

MASCULINO E FEMININO: Presidente Donald Trump anuncia mudanças na política de diversidade e gênero nos EUA

Durante sua posse, Trump revelou que o governo adotará uma abordagem focada no mérito, sem considerar raça ou gênero em...

Internacional

Trump e a Nova Ordem Global: Promessas de mudanças radicais no segundo mandato

Com seu retorno à presidência dos EUA, Trump delineia uma agenda de transformação internacional, marcada por nacionalismo, protecionismo e uma...

Internacional

Trump retorna à Casa Branca com promessa de Nova Ordem Global; Cerimônia de posse será marcada por tradicionalismo e inovações

Sob um clima de frio intenso, Donald Trump toma posse como o 47º presidente dos EUA. A programação inclui uma...

Internacional

Véspera de “Ano Novo” marca um recomeço global com esperança para 2025

Em uma noite de celebrações ao redor do mundo, a humanidade se une com a esperança de que 2025 seja...

Internacional

Idosa de 98 anos morre em condições brutais: um grito de alerta contra a desumanização global

Caso chocante em Setúbal expõe a crueldade humana e a omissão diante da vida A brutalidade humana alcançou mais um...

Internacional

De Bispo generoso ao ícone natalino: A verdadeira face de São Nicolau, o Papai Noel

Reconstrução 3D revela o rosto do santo que inspirou o espírito natalino e deu origem à lenda do Papai Noel...

Internacional

Carlos Fávaro celebra avanço na produção de fertilizantes e parcerias com Argentina

Memorando entre Brasil e Argentina viabiliza importação de gás natural e fortalece soberania agropecuária brasileira Na 19ª Reunião de Cúpula...

Internacional

Reeleição de Trump: o que muda para os imigrantes brasileiros nos EUA?

Com endurecimento das políticas de fronteira, Trump também promete green cards para estrangeiros qualificados, enquanto controle republicano no Senado deve...

Internacional

ESTUDO: A agropecuária e a devastação ambiental no Brasil, uma crise silenciosa

Nos primeiros 10 dias de setembro de 2024, foram registrados 736 focos de incêndios, mais que o dobro do total...

Internacional

Banda QuatroK lança o clipe da música “Antissocial”

Com uma energia dançante, a faixa passa a mensagem de que é importante encarar a realidade com leveza A banda...

Internacional

Meninos da QuatroK lança “Antissocial” nas plataformas de música

Com mais de 1 milhão de streamings só no Spotify, a banda entrega nova fase e continua a conquistar o...

Internacional

“TUDO POR UM POP STAR 2”: Tudo sobre a sequência de sucesso que chega em outubro aos cinemas

O filme que estreia em 10 de outubro é protagonizado por Gabriella Saraivah, Laura Castro e Bela Fernandes A longa...

Internacional

Barbeiro tem salão demolido após usar cuspe em massagem facial

Vídeo viral provoca indignação e leva autoridades a agir; barbeiro foi preso e seu salão demolido em Kannauj Um barbeiro...

Internacional

Abertura das Olimpíadas de Paris 2024: Polêmica encenação da “Última Ceia” com Drag Queens gera reações intensificadas de Cristãos

Cerimônia de abertura das Olimpíadas incorpora performance inovadora, mas desencadeia indignação global de fiéis Na última sexta-feira, 26, a cerimônia...

Internacional

Militante do corpo de bombeiros morre em ataque a Donald Trump

Dos vários disparos, apenas 1 tiro atingiu o ex-presidente, na orelha Ataque a Trump: A vítima mortal no incidente foi...

Internacional

Tentativa de assassinato contra Donald Trump durante Comício

Ex-presidente é atingido de raspão na orelha; atirador é morto no local No último sábado, dia 13 de julho de...

Internacional

Ministros em Cáceres: Um encontro que reforça a articulação de Irajá Lacerda

Rota estratégica em pauta, presença maciça e desafios superados A cidade de Cáceres foi palco de um evento político histórico,...

Internacional

História: Celebrando o “Dia do Trabalho” e a devoção a “São José Operário”

Reflexões sobre a importância histórica e espiritual do 1º de Maio Neste 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho,...

Internacional

Visita histórica: 4 Ministros de Estado e Autoridades Nacionais e Internacionais chegam a Cáceres para apresentar Rota Estratégica para o Agronegócio

Início de uma nova era para o agronegócio brasileiro e sua relação com o mercado asiático e a comunidade andina...

Internacional

Problemas Políticos: Autoridade Palestina tenta se distanciar do Hamas e do Irã

Recentemente, partido de Mahmoud Abbas pediu o fim da intervenção iraniana em assuntos palestinos e criticou o grupo terrorista Hamas...

Internacional

IMAGEM IMPACTANTE: Onça em pleno ataque a jacaré no Pantanal recebe o título de “Melhor Foto da Vida Selvagem do Ano”

O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré, foi eleita a melhor foto pela Organização...

Internacional

BASTA: Policia de San Matias é pressionada a deixar vergonhosa prática de “atropelos”

Fortíssimas denúncias mostraram o quanto a Policia de San Matias se encontra manchada por atos corruptos – veja vídeo No...

Internacional

EXTORSÃO: Brasileiros vivem “tempos difíceis” na Bolívia

Vereador Negação convoca Autoridades de Cáceres para ajudar a solucionar os problemas Hoje, 15 de dezembro – está marcada importante...

Internacional

ENERGIA: Encontro internacional da OCDE debate estratégias anticorrupção em projetos de infraestrutura

TCU participou do workshop com representante especializado no setor energético. O evento aconteceu em Cartagena, na Colômbia A Secretaria de...

Internacional

SIREE: Brasil é o 2º país das Américas com maior geração de resíduos eletrônicos, atrás somente dos EUA

Prejuízo à economia e à natureza, causada pela falta de destinação correta de resíduos eletrônicos Uma pesquisa realizada pelo Centro...

Internacional

Argentina terá segundo turno presidencial entre Sergio Massa e Javier Milei

Polarizada entre centro-esquerda e extrema-direita; segundo turno definirá futuro político do país As eleições presidenciais na Argentina, realizadas no domingo,...

Internacional

Barroso se reúne com Conselho Constitucional Francês para discutir papel do Judiciário

Ministro destaca compromisso do STF com a segurança jurídica e o empreendedorismo O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís...

Internacional

POLÍTICA SANGRENTA: Candidato à Presidência do Equador é morto com tiros na cabeça

Crimes ligados ao narcotráfico fizeram a taxa de homicídios quase dobrar no Equador em 2022 O candidato Fernando Villavicencio, de...

error: Content is protected !!