Cidade
José Elias eleito Delegado dos Movimentos Sociais

Delegados em busca de Cáceres melhor
A prefeitura de Cáceres através da Secretaria de Planejamento com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado das Cidades – SECID/MT juntamente com aproximadamente (140) membros da sociedade organizada, participaram semana passada, 23, o dia todo no Sesi Clube de Cáceres da 6ª edição da Conferência da Cidade de Cáceres.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, questionou qual a Cáceres que nós queremos e sonhamos para daqui a cinquenta anos. Chamou a atenção para a responsabilidade de preservação ambiental e humanização da cidade.
No período matutino foram apresentadas as palestras Cenários de Cáceres com o Engenheiro Civil, Adilson Domingos dos Reis, que ocupa o cargo de Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres; palestra com a senhora Paula Luciana da Silva sob o título Função Social da Cidade e da Propriedade – Cidades Inclusivas Participativas e Socialmente Justas. Sobre a urbanidade. Que o imediatismo não se aplica às políticas públicas. Que Cáceres tem que se preparar para o desenvolvimento. Fez um breve histórico da 1ª a 5ª Conferência. Eixos temáticos: Habitação; Saneamento; Mobilidade/Acessibilidade; Gestão Urbana e Controle Social; e, Regularização Fundiária, a palestra com a senhora Keile da SECID que explicou o que significa ser cidade gêmea.
No período vespertino formaram-se os eixos temáticos; HABITAÇÃO, SANEAMENTO, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, GESTÃO URBANA E CONTROLE SOCIAL.
Depois foram votadas as propostas e logo em seguida aconteceu a votação para escolha dos delegados, que foram eleitos para representar Cáceres na Conferência Estadual e Nacional.
Os Delegados eleitos são: Reginete Maria Rondon da Silva (09 votos), Michela Márcia Camargo da Silva Egues (08 votos) e Antônio Carlos de Jesus Mendes (05 votos). Eleição dos Delegados dos Movimentos Sociais: Foram eleitos os Delegados José Elias da Silva Gama (07 votos), Vandeir da Silva (6 votos), Marilene de Oliveira Nascimento (seis votos), João Batista (7 votos). Segmento Empresarial: Delegado Sr. Jorge Amedi (01 voto). Classe dos Trabalhadores: Dilma Lourença da Costa (um voto); Profissionais de Classe e Acadêmicos: Dr. Adilson Domingos dos Reis (seis votos); Segmento ONG’s: Luciano Pereira da Silva (04 votos). Habitação: as três propostas vencedoras: 1 – HABITAÇÃO: Proposta nº 3 – Priorizar o acompanhamento e fiscalização dos projetos habitacionais em andamento e garantir que atendam as normas legais e sua destinação a famílias que realmente necessitam (14 votos).
Proposta nº 04: Incentivar a Construção de residências em bairros com espaços vazios e/ou subutilizados onde já existem infraestrutura e serviços públicos (14 votos). Proposta nº 08: Criar legislação que obrigue as concessionárias de água e energia a darem desconto para residências onde sejam instalados postes de energia ou tubulação de água e esgoto do mesmo lado da rua (com seis votos). REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Proposta nº 06 – Criação de legislação específica para regularização dos imóveis municipal, estadual e federal (16 votos). Proposta nº 04 – Buscar parceria com o Governo do Estado, Cartório de Registro de Imóvel e Receita Federal para efetivação do georreferenciamento (14 votos). Proposta nº 01: Criar estrutura específica de regularização fundiária (08 votos).
O Secretário de Planejamento Bruno Frank Teixeira, organizador do evento disse que, “A reunião foi bastante proveitosa, a população participou e isso é a democracia, agora é torcer para que nossas propostas seguem a conferencia Nacional e sejam defendidas pelos nossos delegados e que sejam transformadas em leis.”
