Aadesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) avança entre os municípios de Mato Grosso. De acordo com o Tribunal de Contas da União – TCU, 79 prefeituras já aderiram à iniciativa, capitaneada pela Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso. O programa é direcionado aos gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três Poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil.
A Rede de Controle em Mato Grosso conta com o apoio de vários órgãos e instituições, como o TCU, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Controladoria-Geral da União, Controladoria Geral do Estado, CGM Cuiabá, Polícia Federal, MPF, MPE/MT, MPC, PGE, Advocacia Geral da União, Receita Federal, Audicom, CAIXA, CREA, CAU, TER, e da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, que passou a integrar a Rede de Controle em abril deste ano.
Os municípios adesos ao PNPC já estão usando a plataforma do programa para melhorar seus controles e oferecer mais segurança aos gestores nas decisões administrativas. Por meio da plataforma, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele tem acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da cada entidade.
O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção. As prefeituras que ainda não aderiram podem solicitar o convite pelo e-mail secex-mt@tcu.gov.br ou pelo telefone (65) 99983-8147.