Dr. Leonardo comemora aprovação da PEC do piso salarial da Enfermagem

0
135

Assessoria Ericksen

Ocoordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos), comemorou a aprovação, nesta quinta-feira (02/06), no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/2022) que garante segurança jurídica ao piso salarial nacional de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.

DEPUTADO FEDERAL DR. LEONARDO – REPUBLICANOS – Assessoria

“Como médico por formação, meu voto sempre será a favor do piso nacional da enfermagem. O Congresso Nacional já aprovou o piso de R$ 4.750, mas a falta do texto constitucional poderia gerar questionamentos jurídicos. Agora, com esta garantia legal, asseguraremos uma importante segurança jurídica para a enfermagem”, explicou o deputado Dr. Leonardo. O texto da PEC 11/2022 foi aprovado pelo Senado, e agora segue para a Câmara dos Deputados.

PISO NACIONAL

O valor do piso foi aprovado pelo Senado (em novembro) e pela Câmara dos Deputados (em maio) na forma de um projeto de lei (PL 2.564/2020). Ao inserir agora na Constituição o piso da enfermagem, a intenção é evitar uma eventual suspensão do piso na Justiça, sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” (quando a proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição Federal lhe atribua competência para isso).

O piso mínimo inicial para enfermeiros ficou definido no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos Enfermeiros para os Técnicos de Enfermagem e 50% para os auxiliares de Enfermagem e as Parteiras.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui