Colegiado Setorial de Patrimônio Material

0
6
IPHAN/UNEMAT

Unemat participa de reunião

sobre patrimônio em Cáceres

casa sao vicente

Renato Fonseca de Arruda, membro do colegiado Setorial de Patrimônio Material, do Conselho Nacional de Políticas Culturais, esteve esta semana com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na sede administrativa da Instituição para avaliar possibilidades de parcerias e aproveitamento do patrimônio material e imaterial em Cáceres.

Em pauta estiveram assuntos relativos ao aproveitamento pela Unemat do centro histórico tombado, assim como a formação de banco de dados com produções científicas sobre cultura no município. Ainda foi discutida a possibilidade de criar instrumentos jurídicos que viabilizem a utilização de prédios tombados para atividades acadêmicas, inclusive como moradia estudantil.

Cacerense, egresso do curso de História da Unemat e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Renato Arruda vislumbra resultados otimistas. “Os investimentos na preservação e registro da cultura de Cáceres gerarão fortalecimento da identidade local que poderá vir a ser tombado como patrimônio da humanidade”, afirmou.

Renato Arruda vem realizando também reuniões com outras instituições envolvidas no debate sobre o patrimônio histórico no Município para dar melhor proveito da representação junto ao Colegiado Setorial de Patrimônio Material. Entre os encaminhamentos, serão propostas ações junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cáceres e o poder público municipal e a participação da Unemat nesses processos.

Reunião/Unemat – Participaram a assessora de Cultura da pró-reitoria de Extensão e Cultura  (Proec) e conselheira estadual de Política Cultural, professora Marinei Almeida; o representante da Unemat junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cáceres, Guilherme Vargas; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Marques do Amaral.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui