Política
MARCELO RENATO: De vendedor de picolé a líder comunitário e suplente de vereador
Publicado
7 meses agoem
Por:
Celso Antunes
Marcelo Renato reflete em sua trajetória a essência da vida comunitária, transformando desafios em pontes para o futuro político de Cáceres

Marcelo Renato, 50 anos, é o reflexo vivo das histórias que Cáceres guarda em seus bairros. Nascido em Mirassol D’Oeste, MT, chegou à princesinha do Rio Paraguai ainda menino, aos 5 anos, e desde então sua vida se entrelaçou com as ruas, as comunidades e o povo de Cáceres. As marcas de suas andanças estão gravadas nos bairros por onde passou, cada um com seus desafios e aprendizados que moldaram sua trajetória de humildade, trabalho e determinação.
A história de Marcelo começa em bairros como São Luís, Rodeio e Santa Cruz, onde sua família lutava para sobreviver em moradias alugadas. Filho de uma família simples, sua referência foi sua tia Luzia Alves de Souza, uma mulher de fibra que assumiu a responsabilidade de criar os sobrinhos após a perda precoce da mãe de Marcelo. Esses primeiros passos o levaram a enxergar a vida de uma forma madura desde cedo, e aos 8 anos, ele já trabalhava como vendedor de picolé na extinta “Sorveteria do Brito”. Cada picolé vendido carregava a semente de seu compromisso com o trabalho, um traço que o acompanharia por toda sua vida.
Dos vários bairros em que Renato morou, o Maracanãzinho ou Pro-Sol do futebol com os amigos. Tinha estilo, presença, mas não era craque, isto é: mesmo sendo pé duro, as tentativas de bem conduzir a pelota: “Bons tempos naquele gramado”. Entrementes, nos bairros Marajoara e Jardim Paraíso, que ele ampliou sua visão de mundo, vendo as dificuldades de quem vivia à margem das oportunidades. Seu espírito comunitário começou a ser moldado, e logo ele encontraria mais do que apenas emprego — encontraria propósito. A partir dos 13 anos, ingressou na construção civil, trabalhando como pintor imobiliário. Mas não parou por aí: o Mercado Talhamares (hoje Supermercado Capixaba) e a Peixaria do Sadao também fizeram parte de sua trajetória de trabalho, um ciclo de aprendizado que o prepararia para voos mais altos, tanto que, traz em seu currículo a especialidade em “segurança privada”.
Sua educação formal veio mais tarde, mas com uma força notável. Aos 11 anos, iniciou seus estudos na Escola Esperidião Marques e, mesmo com as interrupções que a vida lhe impôs, nunca desistiu. Concluiu o ensino fundamental na Escola Isabel Campos e o ensino médio na Escola Milton Marques Curvo, sempre determinado a superar os desafios que o tempo lhe apresentava. Já adulto, em 2012, prestou vestibular e ingressou na UNEMAT, no curso de Geografia, onde defendeu um projeto de grande relevância para a cidade: o CEP de Cáceres. A partir desse projeto, Cáceres passou a estar conectada de forma mais organizada com o Brasil e o mundo, uma conquista que colocou o nome de Marcelo Renato entre os que trabalham pelo desenvolvimento da cidade.
Aos 20 anos, Marcelo se casou com Maria Rosa da Silva, uma cacerense com quem teve duas filhas, Hellen Renata e Carolina. A vida familiar começou no bairro Cavalhada, e logo a família se mudou para o bairro Vitória Régia em 1997. Foi ali que ele encontrou uma nova forma de servir à comunidade. Em 1998, tornou-se caseiro do Centro Comunitário do Jardim Cidade Nova, função que desempenhou com dedicação e que aprofundou ainda mais sua ligação com as questões locais.
No ano 2000, mudou-se para o bairro Jardim União, onde sua liderança começou a tomar forma. A convite de Claro Alves de Abreu, tornou-se membro da Associação de Moradores e, em 2017, assumiu a presidência da associação. Marcelo revitalizou o bairro com projetos inovadores, como a parceria com o Rotary, que resultou na construção de uma academia ao ar livre e um parquinho, e trabalhou arduamente na regularização fundiária urbana, garantindo que muitas famílias pudessem ter suas escrituras gratuitas.
Em 2020, Marcelo Renato decidiu que era hora de levar sua atuação comunitária para um novo patamar: candidatou-se a vereador. Embora tenha ficado como suplente, teve a oportunidade de atuar como vereador por um breve período em 2022, quando, em apenas duas semanas, conseguiu importantes conquistas, como a reabertura da farmácia do posto de saúde do bairro Vitória Régia e a solicitação de fiscalização do Procon para coibir empréstimos abusivos a aposentados.
Diante disso tudo, Marcelo está à disposição do povo cacerense, com a convicção de que pode continuar transformando Cáceres. Ele carrega a experiência de quem viveu em muitos bairros e entendeu a diversidade de desafios que a cidade enfrenta. Cada rua, cada casa onde morou, cada comunidade que ajudou a construir faz parte de quem ele é: um homem comprometido com o bem comum, sempre movido pela simplicidade e pela vontade de servir. Mesmo sem ter garantido uma cadeira na Câmara, sua suplência com 338 votos de confiança mostra que ele é um nome respeitado e que suas marcas, deixadas em cada bairro por onde passou, continuam a inspirar aqueles que conhecem sua trajetória. Ele segue firme, com a simplicidade que o acompanha desde a infância e a determinação de quem sabe que o verdadeiro poder está no compromisso com as pessoas. Portanto, sua humildade, moldada pela vida de batalhas e superações, faz dele um político diferente, conectado às necessidades reais do povo e determinado a continuar fazendo a diferença.
Ademais, meus sinceros agradecimentos à sociedade cacerense pelos 338 votos nestas eleições de 2024: “envio minha efusiva gratidão pelo voto de consciência”.
Jornal O Comunitário – Da Redação
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615


VEJA TAMBÉM

Política

Vereadores de Cáceres marcam presenças em reunião histórica que autoriza Free Shop no município

Com foco no desenvolvimento de Cáceres, Flávio Negação adia sessão da Câmara para participar de reunião sobre Free Shop com governador

REUNIÃO PÚBLICA: Populares falam sobre a falta de saúde básica nos bairros da cidade

Chefe da Casa Civil destaca protagonismo dos Vereadores no enfrentamento à crise da saúde em Cáceres

Colapso da saúde em Cáceres mobiliza visita de comitiva estadual nesta quinta-feira

Elis Enfermeira quer saber como estão funcionando as UBS de Cáceres
Cidade

Free shop em Cáceres é autorizado e integra plano de crescimento regional

Vereador Marcos Ribeiro pede rotatória e limpeza de ruas em Cáceres

Vereadora cobra respostas da Prefeitura sobre superlotação na UPA de Cáceres

Vereador Pastor Júnior abre sessão na Câmara de Cáceres com oração reflexiva sobre gratidão e desafios

A situação das estradas do Sadia 2 foi levada à Câmara por líderes comunitários. Negação já cobrou providências à prefeita Eliene
