Política
MESA DIRETORA AL
BASE DO GOVERNO
Guilherme Maluf é
eleito presidente da
Mesa Diretora
da Assembleia
O parlamentar recebeu o voto de 23 deputados.
Única chapa em disputa tem Nininho
na primeira secretaria
Airton Marques
Com o apoio de 23 parlamentares e um voto em branco, o deputado estadual de segundo mandato, Guilherme Maluf (PSDB), foi eleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2016, na manhã deste domingo (01), logo após a solenidade de posse de todos os parlamentares na sede do parlamento estadual. O deputado Ondanir Bortolini, “Nininho” (PR), foi eleito como primeiro-secretário.
A chapa encabeçada por Maluf e Nininho ainda é composta pelos parlamentares: Eduardo Botelho (PSB), na primeira vice-presidência; Pedro Satélite (PSD), na segunda vice-presidência; Wagner Ramos (PR), na segunda secretaria; Max Joel Russi (PSB), na terceira secretaria; e Baiano Filho (PMDB), na quarta secretaria.
Após a desistência dos então candidatos a presidência: Emanuel Pinheiro (PR) e Zeca Viana (PDT), a chapa do tucano foi a única apreciada pelos 24 parlamentares.
Logo após a confirmação de sua vitória, Maluf, que contou com o apoio do governador Pedro Taques (PDT) para a disputa, afirmou que a AL necessita voltar a ser um parlamento atuante e próximo da população.
“As principais medidas serão norteadas por transparência, nós vamos dar publicidade aos nossos atos, vamos promover a economia dentro da casa, realizar uma reforma administrativa, modernizar a casa e, sobretudo, aproximar a casa da sociedade”, afirmou o recém eleito presidente da AL.
Guilherme Maluf adiantou que vai criar três comissões para buscar soluções. A primeira vai fazer um “raio-x” sobre o quadro funcional, a segunda analisará como se pode aplicar melhor os recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e a terceira vai avaliar as políticas de incentivos fiscais.
“Vamos tomar pé da situação da AL, vamos fazer um levantamento, tanto do quadro funcional quanto do financeiro. Vamos sim tomar algumas medidas amargas, nós vamos fazer um estudo de todos os quadros da casa, para que isso nos norteie nas decisões que devam ser tomadas, esclareceu o tucano.
Desistências
O deputado Zeca Viana, do mesmo partido do governador Pedro Taques, não conseguiu reunir o número necessário de apoiadores para o registro de uma chapa na disputa pela Mesa Diretora.
Magoado com a falta de apoio do seu correligionário, o governador do Estado, Zeca chegou a afirmar o uso do Poder Executivo para cooptar votos a favor de Maluf.
Diante do quadro negativo, Zeca convocou todos os deputados que estavam o apoiando para votarem no tucano.
Outro que também desistiu de sua candidatura por ser minoria, foi o deputado republicano Emanuel Pinheiro. Na tribuna, em tom de derrota, ele se apropriou do discurso feito por Taques em 2013, enquanto pleiteava a presidência do Senado contra o senador Renan Calheiros (PMDB), para afirmar sua desistência.
Antes da eleição desta manhã, o parlamentar chegou a colocar a possibilidade de convocar o regimento interno da casa, para tentar prorrogar a eleição da mesa e estabelecer a votação individual para cada cargo da Mesa.
Oposição
Mesmo com o apoio maciço dos parlamentares, Maluf deve enfrentar oposição na Assembleia. Afirmando que o parlamento não é um “puxadinho” do Poder Executivo, os deputados Gilmar Fabris (PSD), Janaina Riva (PSD), Zé do Pátio (SD), Mauro Savi (PR), Emanuel Pinheiro e Zeca Viana devem atuar de forma mais rígida em relação as atitudes da presidência da AL.
Guilherme Maluf garantiu que apesar dos fatos ocorridos durante a disputa pelo comando do parlamento, a Mesa Diretora irá atuar de forma igualitária.
“A eleição acabou hoje, estaremos juntos dos 24 deputados, vamos elaborar uma gestão para essa casa, e sem sobra de duvidas precisamos de todos os deputados”, declarou Maluf.