Em Sessão Legislativa foram aprovadas, por unanimidade, 3 proposituras do vereador Cézare Pastorello (SD). Uma delas referente ao Edital de Processo Seletivo Simplificado Unificado 004/2022, que tem a previsão de contratação de médico pediatra, porém, apenas com a remuneração na forma de atendimento ambulatorial, e não de plantões, o que impede que tais médicos atuem na UPA.
“Atualmente, os médicos que atendem na UPA, sem a especialidade da pediatria, assumem um grande risco, pacificado no Conselho Federal de Medicina – Criança e Adolescente é especialidade médica. Por outro lado, com os esforços da gestão em habilitar a UPA para receber recursos federais, há uma grade de especialidades necessárias, e a pediatria é uma delas. Não podemos perder esse momento de seletivo e deixar de fora a possibilidade de ermos tais médicos atuando na UPA.” Explica Pastorello.
“Cáceres é um dos municípios brasileiros, não apenas de Mato Grosso, com pior desempenho em recebimento de recursos do SUS. Pagamos com recursos próprios despesas que deveriam ser custeadas pelo governo federal, e o que é pior, ainda tem gente que se orgulha disso. Está errado, é preciso fazer a habilitação de todas as unidades de saúde, fazer o credenciamento de todos os profissionais e aumentar o repasse dos recursos do SUS. Passamos uma gestão passada inteira maquiando dados, é preciso avançar.” Completa o vereador.
Outros vereadores, como Luiz Landim (PV) se manifestaram sobre a proposição, reforçando a necessidade de completar o quadro da UPA para que a despesa da UPA possa ser aliviada com recursos federais.
O processo seletivo tem inscrições previstas para o dia 13.09, porém, com prazo para recurso ao edital até 09.09, razão pela qual o vereador entende haver tempo suficiente para essas retificações.