Cidade
Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres
Publicado
2 semanas agoem
Por:
Celso Antunes
Vereador reivindica celeridade e articulação regional para que governador Mauro Mendes assine decreto que transforma Cáceres em zona franca de fronteira

Com esse vai-não-vai do Free Shop em Cáceres, o vereador Cézare Pastorello (PT) utilizou a tribuna da Câmara para reivindicar celeridade na assinatura do decreto estadual que isenta impostos sobre mercadorias comercializadas na cidade. A medida transformaria Cáceres em uma zona franca de fronteira, com potencial para aquecer o comércio local e atrair consumidores de todo o país.
O decreto, que depende apenas da assinatura do governador Mauro Mendes (União Brasil), é considerado estratégico para o desenvolvimento regional. Segundo Pastorello, a iniciativa não beneficia apenas o comércio, mas também outros setores da economia.
“A assinatura desse decreto é essencial para Cáceres. Vai atrair consumidores, movimentar hotéis, restaurantes, o setor de turismo. Quem vier comprar, vai dormir aqui, comer aqui, passear aqui, conhecer nosso patrimônio histórico. Isso aquece a economia e gera empregos”, destacou o vereador.
Ainda em fevereiro, Pastorello esteve em Cuiabá para chamar atenção sobre a demora na tramitação do decreto. Ele falou à imprensa da capital sobre o assunto, o que foi interpretado como uma forma de solicitação pública ao governador. Dias depois, representantes do comércio cacerense ouviram de Mauro Mendes que a assinatura aconteceria até março. Mas a medida acabou sofrendo resistência.
“Quando o governador disse que assinaria o decreto, a própria CDL de Cuiabá se manifestou contra o Free Shop em Cáceres”, disse Pastorello. “Temos um adversário econômico: a chamada Cuiabania, que por estar mais próxima do governador, influencia para que esse projeto não saia do papel.”
O vereador argumenta que a oposição ao Free Shop por parte da capital ignora os benefícios em cadeia para todo o estado. “Não precisamos ser inimigos. Podemos reforçar a necessidade de desenvolvimento integrado. Cuiabá e Várzea Grande também podem ganhar com o fortalecimento da nossa economia local.”
Pastorello também apela por reconhecimento ao papel da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no avanço da pauta. Ele citou a contribuição do curso de História, com os professores Maria do Socorro e João Ivo, que iniciaram os estudos sobre as chamadas cidades gêmeas — Cáceres e San Matías (Bolívia).
“O Free Shop não nasceu de prefeito, vereador ou deputado. Isso é resultado de pesquisa acadêmica, da Unemat, que precisa estar no centro das discussões. Não podemos abrir mão dessa fonte de conhecimento”, pontuou.
Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615


VEJA TAMBÉM
-
Operação Tolerância Zero já apreendeu quase 12 toneladas de drogas e reduz homicídios em 33%, diz comandante da PMMT
-
Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias
-
ANÁLISE: Vereador Cézare Pastorello fala sobre a aprovação do RGA e retirada dos jabutis
-
PARCERIA: Câmara de Vereadores e SENAC lançam Projeto “Encantos da Gastronomia” para eleger prato típico da cidade de Cáceres
-
PRONTAS PARA ATUAR: Comissões permanentes da Câmara são oficialmente publicadas
-
Pastorello propõe ações emergenciais para revitalizar o Centro de Cáceres e impulsionar o comércio local

Política

Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
